Stevie Ray Vaughan
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Stevie Ray Vaughan

Blues | Biografias Essenciais |  Steve Ray Vaughan

Texto: Hamiltom Coragem
coragem@uol.com.br

 

Stevie Ray Vaughan

Stevie Ray Vaughan

Nenhum músico colocou mais energia no período de renascimento do blues na década de 80 do que Stevie.

Stevie foi um exímio guitarrista em que o notável estilo recebeu influências tanto da fantástica técnica do Deus Jimi Hendrix como também das escolas de blues do Texas e de Chicago.

Início de carreira

Stevie Ray iniciou o seu interesse em blues numa época em que os verdadeiros fãs de blues tinham quase que apenas velhas referências dos antigas legendas do blues.

Pior ainda, era uma época que toda a audiência estava destinada ao rock, fazendo com que o surgimento do blues-rock no final da década de 60 ficasse esquecido.

Stevie cultivou uma nova paixão pelo Blues principalmente em função das suas apresentações arrasadoras ao vivo a qual ele arrepiava a todos que o assistiam basicamente em função da força da sua guitarra e do sentimento do blues que ele despejava no instrumento.

Tocando muito alto e prestando os seus sentimentos a Hendrix, Stevie atraiu amantes do Rock’n Roll aos seus concertos que eram basicamente repertórios de blues.

Seus expressivos solos de guitarra altamente carregados davam ao blues uma nova vitalidade reinventando a música inteiramente em termos modernos.

Stevie nasceu e cresceu em Oak Cliff, uma cidade muito perto de Dallas. Desde o começo, a sua principal inspiração foi o seu irmão Jimmie que o introduziu a guitarra e ao blues.

Na sua juventude, Stevie tocou em algumas bandas de blues-rock como The Chantones and the Blackbirds. Porém quando o seu irmão Jimmie Vaughan, que mais tarde se tornaria o guitarrista de uma banda de rhythm & blues em Austin chamada The Fabulous Thunderbirds, saiu de House na sua juventude para tentar a carreira na música, Stevie foi inspirado a fazer o mesmo.

Ele abandonou a High School (2ºgrau) e se mudou para o Texas, onde se juntou a uma banda chamada Cobras, no ano de 1975. Dois anos mais tarde ele fundou uma banda chamada Triple Threat Revue com uma cantora de blues-rock de nome Lou Ann Barton. Este grupo tocava blues e R&B nos bares e em todo o circuito de shows da periferia de Austin. 

Em 1978 A banda Triple Threat se passou a chamar Double Trouble. Este nome foi dado em função de uma música de Otis Rush. Normalmente a banda consistia de um baixista, no caso Tommy Shannon que tocava com Johnny Winter, no final da década de 60 e o baterista Chris Layton.

Stevie passou a tocar guitarra e também a cantar. Exceto pela participação esporádica do tecladista Reese Wynans em 1985, a banda se permaneceu constante até a morte de Stevie em 1990.

Conquistando o mercado

O Double Trouble rapidamente se estabeleceu rapidamente como uma das melhores bandas do circuito de bares de Austin e quando o manager Chesley Milliken deu a Mick Jagger (Rolling Stones) uma fita de vídeo de uma das apresentações da Double Trouble, este ficou tão impressionado com o que viu que imediatamente contratou a banda para tocar em uma festa particular em New York no ano de 1982.

Neste mesmo ano o produtor Jerry Wexler assistiu a uma performance do Double Trouble em Austin e impulsionado pela faiscante guitarra de Stevie , ele conseguiu que o grupo tocasse no Festival de Montreux na Suíça.

Isto ficou marcado porque foi a primeira vez que um grupo que sequer tinha gravado algum trabalho tinha tocado no prestigiado festival. Estavam no dia desta apresentação o super star David Bowie e o artista folk-rock Jackson Browne.

Igualmente impressionados, os dois músicos ofereceram trabalho a banda. David Bowie convidou Stevie a tocar em seu álbum Let’s Dance, ao passo que Jackson Browie cedeu gratuitamente o seu studio na Califórnia para a banda.

Rapidamente, depois disso, o lendário caçador de talentos John Hammond convenceu a Epic Records a oferecer um contrato de gravação a Stevie e sua banda.

Assim a banda gravou em menos de uma semana no studio de Jackson Browne o épico álbum Texas Flood, em 1983. Aclamado pela critica, o álbum exibia um trabalho de guitarra magistral que fez por ressuscitar o blues em uma época em que o mundo da música Pop estava apaixonado com o domínio do dance-rock tecno britânico!

O álbum foi indicado para dois Grammys em 1984 em Melhor gravação de blues tradicional e o Melhor rock instrumental (com a música “Rude Mood”).

Enquanto isto, os leitores da tradicional revista Guitar Player apontavam o álbum Texas Flood como o melhor álbum de blues do ano, e também Stevie como o melhor músico de blues em 1983 e 1984. (ele também ganharia este título em 1985, 1986, 1988 e 1989).

Seu segundo trabalho, em 1984, foi um outro aclamado álbum de nome Couldn’t stand the wheather, que contém um clássico de Jimmi Hendrix, “Voodoo Chile”, ficando evidente a sua paixão pelo lendário guitarrista e a fúria de Hendrix nos dedos.

O próximo álbum, em 1985, teria o nome de “Soul to Soul”, um álbum no qual Stevie investiu um pouco no Jazz. A banda foi engrossada com os teclados de Reese Wynans.

Porém, se tudo ia bem nos discos e no palco, o pior estava por vir. Stevie empurrou a si mesmo para o mundo das drogas e do álcool. O ápice aconteceu na Inglaterra em outubro de 1986.

Stevie teve um colapso durante um show, colapso este em função do excesso de álcool e drogas. Stevie voltava então para os Estados Unidos onde se internou em um centro de desintoxicação em Marietta, Geórgia.

Em 1989 Stevie lança o seu último álbum concebido em um studio de gravação, “In step”. Esta foi, na minha opinião, a sua grande obra prima. Este álbum inclui uma música chamada “Wall of Denial”, um doloroso relato autobiográfico da sua batalha contra o álcool e as drogas.

Com o seu irmão Jimmie, Stevie grava em 1990 o álbum “Family Style” um trabalho que dava a entender que Stevie caminhava em uma nova direção musical e também uma possível parceira com o irmão em futuros projetos.

Um pouquinha antes do lançamento deste álbum, Stevie se apresentou com Buddy Guy, Eric Clapton, Robert Cray e seu irmão em um concerto de blues em East Troy, Wisconsin.

Ansioso para chegar em Chicago, Stevie embarcou em um helicóptero imediatamente após o show. Devido a uma névoa muito densa, o helicóptero caiu matando todos a bordo. Stevie tinha apenas 35 anos.

O álbum “Family Style” foi lançado como homenagem póstuma, como também o álbum “The Sky Is Crying”, uma coleção de músicas que não tinham sido gravadas anteriormente.

Mais tarde foi lançado também o álbum ao vivo “In The Beginning”, uma gravação ao vivo datada de 1980.

DISCOGRAFIA ESSENCIAL

Texas Flood – 1983
Coundn`t Stand the Weather – 1984
Live at Carnegie Hall – 1984
Soul to Soul – 1985
Live Alive! – 1986
In Step – 1989
The Vaughan Brothers/Family Style – 1990
The Ski Is Crying – 1991
In the Beginning – 1992
Crossfire – a salute to Stevie Ray – 1996
Tribute

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