Viver o Centro e redescobrir a Cidade. Este é o convite da Virada Cultural 2023 para o público vivenciar as múltiplas possibilidades que Belo Horizonte vai oferecer, durante 24 horas, com uma rica programação gratuita envolvendo cultura, entretenimento, esportes, gastronomia e intervenções urbanas. Com o tema “Virada Cultural de Todo Mundo”, a 8ª edição será realizada pela Prefeitura de Belo Horizonte, em parceria com o Instituto João Ayres, selecionado por meio de chamamento público, que celebra a união do poder público e da Organização da Sociedade Civil (OSC). O evento será realizado nos dias 19 e 20 de agosto e se integra ao programa da PBH “Centro de Todo Mundo”, que busca qualificar a região central aumentando as oportunidades de moradia, trabalho e lazer.
Serão 24 horas dedicadas às mais diversas linguagens artísticas e culturais, como música, artes cênicas, artes visuais, audiovisual, jogos, lazer, tecnologia, bem-estar e saúde, cultura popular, gastronomia, literatura, moda, intervenções e instalações urbanas, entre outras.
A programação completa pode ser consultada no portalbelohorizonte.com.br/virada.
Este ano, a programação da Virada Cultural tem como base cinco pilares: Patrimônio (com a valorização dos bens tombados, paisagem urbana e bens imateriais); Sustentabilidade (com ações ambientais, reciclagem e fomento à economia local); Vivência (com uma nova forma de circular pelo Centro da capital a pé); Diversidade e Inclusão (com ações e atividades que atendam a públicos diversos e que contemplem as pessoas em suas singularidades).
Iniciativa da Secretaria Municipal de Cultura e da Fundação Municipal de Cultura, com a parceria cultural do Sesc, a “Virada Cultural de Todo Mundo” contará com mais de 240 atrações no centro da cidade. Serão seis palcos: Palco Sesc, na Praça da Estação; Palco Viaduto, localizado embaixo do Viaduto Santa Tereza; Palco Gramado e Palco Parque, ambos no Parque Municipal; Palco Praça Sete, na rua Carijós; e Palco Guaicurus, que fica na tradicional rua do hipercentro. Além de oito Percursos entre os Palcos: Circuito Parque, Edifício Central, Praça da Estação, Teatro Francisco Nunes, Espaço Cine, Pista de Patins, Museu da Moda (Mumo) e Mercado das Flores.
A secretária Municipal de Cultura, Eliane Parreiras, destaca que a Virada Cultural é um evento marcado pela diversidade. “A Virada Cultural de Belo Horizonte é um momento especial para descobrir e redescobrir o hipercentro, essa joia da nossa cidade. A Virada de 2023 foi pensada para oferecer ao público uma programação cultural plural, esportes urbanos, lazer e entretenimento. É uma Virada que incentiva o olhar sobre o patrimônio cultural, a produção artística local, a cena contemporânea, os movimentos culturais que já ocupam o Centro, como o Hip-Hop, o Samba, a Música eletrônica, o Soul e a Gastronomia, além da Sustentabilidade, em parceria com quem já faz o dia a dia desse lugar especial, porque o Centro é de todo mundo e é de cada um”, comemora.
A presidente da Fundação Municipal de Cultura, Luciana Féres, ressalta que a Virada Cultural é um dos principais eventos do calendário estratégico de Belo Horizonte. “A Virada Cultural de Todo Mundo simboliza a potência e a diversidade da arte e da cultura, a partir de uma programação ampla com atrações e atividades locais, juntamente com alguns nomes de âmbito nacional. A proposta é que a população possa vivenciar o espaço urbano e o patrimônio cultural em outro ritmo, usufruindo de uma programação artística em diversos percursos e palcos”, celebra Luciana Féres.
A gerente de Cultura do Sesc em Minas, Manuela Paiva, destaca a capacidade da Virada Cultural de reforçar os laços entre o Centro da cidade e as artes. “O Centro de BH é um local de fluxo intenso no dia a dia. É muito especial proporcionar à população uma nova forma de interagir com esse espaço por meio dessa programação cultural. O Sesc faz parte do Centro de Belo Horizonte, com o Sesc Palladium, o Edifício-Sede e outras unidades ali localizadas, portanto, é muito importante para nós essa parceria com a Prefeitura de Belo Horizonte na realização da Virada, promovendo um palco com atrações de destaque na Praça da Estação”.
A Virada Cultural de BH também se destaca por sua abordagem transversal e atuação integrada, estabelecendo sinergia entre as diversas secretarias da Prefeitura para garantir maior segurança, conforto e tranquilidade para o público. Ao unir forças com entidades como Belotur, BHTrans, Centro Integrado de Operações de Belo Horizonte (COP-BH), Fundação de Parques Municipais e Zoobotânica, Secretaria Municipal de Esportes e Lazer, Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Secretaria Municipal de Segurança e Prevenção, Secretaria Municipal de Assistência Social, Segurança Alimentar e Cidadania, Superintendência de Limpeza Urbana, entre outros parceiros, a Virada se configura como um evento multifacetado que não apenas celebra a riqueza cultural da cidade, mas também integra e coordena esforços em áreas cruciais para o seu acontecimento. Essa colaboração demonstra o compromisso da Prefeitura de Belo Horizonte com o bem-estar, a segurança e a fluidez operacional, garantindo que o evento seja harmonioso para todos.
Data: 19 e 20 de agosto
A programação completa pode ser consultada no portalbelohorizonte.com.br/virada.