Com curadoria de Simone Von Rondon, a coletiva reúne 14 grandes nomes da arte em cerâmica de Minas, a exposição traz ao público peças que revelam o fazer único de cada artista, seja pela variação técnica, de materiais, de sentidos e sentimentos.
A diversidade das peças artísticas expressa um fio poético que atravessa cada trabalho e a exposição como um todo: o ato de “moldar o barro” pode ser pensado como metáfora do gesto sagrado – o poder de criar; de dar vida e forma; de atribuir energia à matéria pelo calor do afeto e das mãos.
E para além do aspecto sagrado, revela ainda um gesto essencialmente humano: a busca da identidade; da cura; da alegria; de formas de registro histórico; de fabulação; de aproximação entre ciência, vida e arte.
Inspirada em um poema de Carlos Drummond de Andrade, “Tenho apenas duas mãos e o sentimento do mundo” é uma exposição provocativa.
Por um lado revela a angustia da limitação humana e por outro a possibilidade de uma transcendência, menos religiosa, mais artística.
O público é convidado a acessar os sentimentos vividos e compartilhados por cada artista em suas peças, num sentido pedagógico, artístico e libertador: a todos está dada a possibilidade de dar vida à matéria, pela ação das mãos e pela força da intencionalidade.
Mas antes é preciso sentir.
Com a Exposição “Tenho apenas duas mãos e o sentimento do mundo”, a Gilda Queiroz Galeria de Arte encerra a programação de 2022, ano marcado pelo retorno das atividades culturais pós pandemia.
A Galeria atua no mercado de arte e em projetos culturais de impacto social, com o objetivo de promover o diálogo entre as artes plásticas e outras linguagens; intensificar as oportunidades de residências artísticas, locais e internacionais, fortalecendo seu compromisso de aproximar as pessoas por meio da arte. Artista participantes: Ângela Costa, Bernadette Santiago, Denis Medeiros, Djenane Vera, Diva Dias, Eliane Maia, Enilda Felício Araújo, Jane Resek, Lídia Miquelão, Magaly Cabral, Marlucia Temponi, Pat Velloso, Regina Paula Mota, Renan Florindo.
Exposição: “Tenho duas mãos e um sentimento do mundo.”
Abertura: 9 de novembro, quarta-feira, das 19hs à 22hs
Visitação: 10 de novembro a 10 de dezembro, das 14 às 18hs
Local: Galeria de Arte Gilda Queirós
Endereço: Rua Manaus, 52 (sala 303) – Bairro Santa Efigênia, BH/MG
Entrada franca, e classificação livre
Leave a Reply