Dança Contemporânea | Pina Bausch, suas obras
Algumas obras de Pina Bausch
Texto: Evelyn Tosta
Pina Bausch já ganhou numerosas congratulações ao longo de sua carreira, entre eles o prêmio em Kyoto, 2007, frequentemente considerado como o Nobel das Artes. Ela foi condecorada por seu trabalho revolucionário na arte do teatro, por romper as barreiras entre dança e teatro e propor um novo rumo na arte teatral. Entre sua lista de produções incluem:
In the Wind of Time (1969), Actions for Dancers (1971), Tannhäuser-Bacchanale (1972), Fritz (1974), Iphigenia in Tauris (1974), Orpheus and Eurydice (1975), The Rite of Spring (1975), The Seven Deadly Sins (mus. Weill, 1976), Bluebeard (1977), Cafe Müller (1978), Kontakthof (1978), Arien (1979), Legend of Chastity (1979), Bandoneon (1980), Walzer (1982), Nelken (1982), On the Mountain a Cry Was Heard, também em1982 ela colaborou com Felilini no filme “ And the Ship Sails On” E posteriormente fez seu próprio filme, The Lament of the Empress, (1984), Two Cigarettes in the Dark (1985), Viktor (1986), Palermo, Palermo (1989), A Dreamplay (1994), Danzon (1995), Only You (1996), Der Fensterputzer (1997), Masurca Fogo (1998), O Dido (1999), Wiesenland (2000), Agua (2001), Für die Kinder von gestern, heute und morgen (2002), Nefés (2003), Ten Chi (2004), Rough Cut (2005), aVollmond (2006), Bamboo Blues (2007).
“Quando comecei a coreografar, nunca tratei a dança como só ‘coreografia’, mas como expressão de sentimentos. Cada peça é diferente, difícil de se colocar em palavras. Num trabalho, cada coisa está entrelaçada- a música, o cenário, o movimento e tudo que é dito. Eu não sei onde uma coisa pára e a outra começa, e eu não preciso de analisar isto. Limitaria o trabalho se fosse tão analítica”. ( BAUSCH, Pina.New York Times, Setembro 29, 1985)
Espetáculo Orpheu e Eurydice (1975)
Criado em 1975, “Orpheu e Eurydice” é uma dança-ópera, inspirada na ópera de Gluck, de mesmo nome. A música é divina e o ballet é dividido em quatro partes: “ Manhã” , “ Violência”, “ Paz” e “ Morte”. É um clássico da companhia, sendo parte integrante do repertório.
Nesta peça, juntamente com os bailarinos, Bausch colocou no palco cantores, que faziam parte integrante da ação, representando Orpheu, Eurydice e o amor de ambos. Cenários e figurinos impressionam pela beleza e grandiosidade da produção.
Espetáculo Café Müller (1978)
“Café Müller”, criado em 1978 , é uma metáfora sobre a solidão, a falta de contato profundo, o questionamento sobre as relações, encontros e desencontros humanos, demonstrado por seis bailarinos, entre eles, a própria Bausch. Um lamento de amor, estruturalmente uma composição simples, mas que toca a alma e impressiona com a pureza e a sinceridade de expressão.
Espetáculo Bandoneon (1980)
Criado no final dos anos 80, “Bandoneon” é uma peça em que numa cena de baile com cadeiras, mesas e enormes fotografias preto e branco, Pina Bausch demonstra a vontade, a expectativa e a carência afetiva, ao som do tango. Seu interesse maior é nesta dança, no envolvimento e na magia e não em passos virtuosos do ballet. Tanto que faz uma crítica a este universo, quando leva em cena, um bailarino vestindo um tutu e fazendo passos clássicos de forma irônica.
Espetáculo Nelken (1982)
Espetáculo Mazurca Fogo (1998)
Peça criada em 1998, “Mazurca Fogo“ apresenta a visão de Pina Bausch e seus bailarinos sobre Lisboa. Fruto de pesquisas e um olhar sensível sobre a vida e os costumes portugueses, apresenta no palco uma multiculturalidade de sentimentos: engano, alegria, pobreza, tradição, prostituição, saudade, inocência, tempo, riso e choro. Como característica de todos os seus trabalhos, Bausch usa e abusa dos recursos de cenário, figurino, voz, entre outros, proporcionando uma atmosfera teatral e mágica.
Espetáculo Aqua (2001)
Criada em 2001, esta peça de Bausch foi pensada a partir do Brasil, acerca da experiência da coreógrafa com os cinco sentidos humanos. Nesta obra ela vai apresentando o modo de comunicação informal do brasileiro, passando por suas crendices, sua floresta e conseqüente selva, seu mar, suas festas e seus contrastes. Ficam evidentes nesta peça os jogos de sedução através do humor, no momento de alegria, de festa e há também sinal de violência e de controle.