A Fundação Clóvis Salgado (FCS), por meio do Cine Humberto Mauro, retoma o tradicional programa de sessões comentadas Cinema e Psicanálise, com temática especial para o primeiro semestre de 2023: “Todo Mundo é Louco”. Em parceria com a Seção Minas Gerais da Escola Brasileira de Psicanálise (EBP/MG), o CHM exibe na tela do cinema uma abordagem especial sobre a “loucura de todos”, com a singularidade de cada uma das suas formas: os filmes escolhidos ajudam-nos a dimensionar a complexidade desse tema, apontam enigmas e orientam-nos bastante quanto a uma série de soluções possíveis.
As sessões acontecem sempre às sextas-feiras, mensalmente, às 19h30, e os ingressos podem ser retirados na Bilheteria no CHM com até uma hora de antecedência. Todas as exibições serão comentadas por um psicanalista membro da Escola Brasileira de Psicanálise (EBP/MG).
“Todo mundo é louco” é uma frase recolhida por Jacques-Alain Miller para servir de bússola ao último ensino transmitido por Lacan. A psicanálise atenta-se às sutilezas da posição do sujeito frente ao Outro, aos seus objetos perdidos e aos efeitos que se desdobram em inquietações na tentativa de atenuar o aspecto desordenado e invasor que o atinge. A marca – deixada pelo traço indelével da experiência íntima vivida por cada um – ordena um modo de estruturar o verbo, de habitar o corpo, de interagir com os pares, de construir ficções.
A loucura de cada um tem formatos singulares, nem sempre explícitos, nunca caricatos, e seus recortes e sutilezas podem ser vistos e lidos na interface psicanálise e cinema. Afinal, os filmes que nos mobilizam, paralisam, silenciam, também nos observam e testemunham as subjetividades do nosso tempo, mesmo quando não são contemporâneos.
Falar sobre eles, comentá-los, sobretudo no Cine Humberto Mauro, abre o tema para a conversação com um público que lota a sala de entusiasmo e falas de lugares variados. O Cine Humberto Mauro viabiliza acesso a filmes e ações – integra, distribui produções cinematográficas e pensamento, ofertando para cidade uma programação e um espaço de saber.
No dia 14/04 (sexta-feira), às 19h30, o Cine exibe o filme O Porteiro da Noite (1974).
Sinopse
Treze anos após o fim da Segunda Guerra Mundial, Lucia Atherton (Charlotte Rampling), sobrevivente de um campo de concentração, chega a um hotel em Viena, onde se encontra, com Maximilian Theo Aldorfer (Dirk Bogarde), um ex-oficial nazista que foi seu torturador, mas que agora trabalha como porteiro neste hotel.
Sessão comentada por Lucíola Macêdo – Psicanalista, membra da Escola Brasileira de Psicanálise e da Associação Mundial de Psicanálise.
Informações
Filme
O Porteiro da Noite (1974)
Data
14/04
Dia/Horário
Sexta-feira, às 19h30
Duração
1h58
Classificação
16 anos
Local
Cine Humberto Mauro – Palácio das Artes
Endereço
Av. Afonso Pena, 1537. Centro. Belo Horizonte/MG
Informações para o público
3236-7400