Museus da Pampulha exaltam o fazer feminino 
Eventos

Museus da Pampulha exaltam o fazer feminino 

No Mês das Mulheres, equipamentos municipais da Pampulha ressaltam artistas visuais e do teatro do presente e do passado, através de vídeos e caminhada especial na orla da Lagoa; bate-papo sobre exposição e equinócio de outono também ganham destaque na programação

Celebrar, exaltar e dar a ver a produção feminina no universo artístico é a proposta da programação especial dos equipamentos municipais da Pampulha para o mês de março, no qual ressalta-se a luta das mulheres por igualdade de direitos e oportunidades. Para isso, uma programação especial Mês das Mulheres, do projeto Museus Pampulha, celebra essa força criativa, conectando passado e presente, imagem e cena, tradição e contemporaneidade, reafirmando o papel fundamental das mulheres na construção da cultura. A programação é variada com realização de apresentação musical, produção de vídeos com perfis de artistas visuais e do teatro, além de uma edição especial da caminhada pela orla da Lagoa. 

Todas as atividades são gratuitas e integram o projeto Museus Pampulha, realizado pela Prefeitura de Belo Horizonte, por meio da Secretaria Municipal de Cultura e da Fundação Municipal de Cultura, em parceria com o Instituto Lumiar, na busca pelo fortalecimento das ações realizadas pelos equipamentos museais da Pampulha, por meio de exposições, atividades formativas e apresentações culturais. A programação completa pode ser acessada no Portal Belo Horizonte. 

A celebração do mês dedicado às mulheres começa com o projeto “Pílulas Museus Pampulha – O Fazer Feminino nas Artes”, uma programação virtual especial que celebra a potência e a diversidade do fazer feminino nas artes. Através de uma série de pílulas audiovisuais, são destacadas trajetórias marcantes de artistas desde o acervo do Museu de Arte da Pampulha a figuras relevantes do cenário cultural mineiro.  

A programação tem início com a exibição de quatro reels para redes sociais, destacando as artistas visuais Sônia Lins e Dayane Tropicaos, e tem sequência com um olhar sobre o fazer teatral, com Ione de Medeiros e Inês Peixoto. Os vídeos serão publicados nos dias 15, 22 e 29 de março nas redes sociais do MAP. 

No dia 18 de março, a partir das 19h30, o projeto Museus Pampulha se une à Casa Fiat de Cultura para a realização do “Diálogos MAP: O estandarte como ícone cultural mineiro”, com Sandra Bianchi e Guto Borges e mediação de Rafael Perpétuo. A conversa, aberta ao público, é uma das atividades ligadas à exposição “Arte Gravada: acervo do MAP na Casa Fiat de Cultura”, que apresenta um conjunto de 10 impressões em xilogravura, configuradas como estandartes, com destaque para a produção de Yara Tupynambá. 

Trazendo destaque para a história de mulheres no território da Pampulha, o Museu Casa Kubitschek realiza no dia 29 de março, às 10h, a ação “Mulheres na Pampulha: Antes e Agora”, uma caminhada especial, na qual serão destacadas personagens como Juracy Guerra e a coleção que dá início ao acervo do MCK, Ana Moraes dos Reis, conhecida como Sá Donana, grande articuladora e conselheira espiritual na capital mineira, além da observação de monumentos concebidos por mulheres ao longo do caminho.  

A proposta é trazer à luz a história dessas mulheres, através de uma dinâmica de fabulações históricas, em espaços conhecidos por terem sido criados por personagens masculinos, promovendo uma disputa pela memória nesses marcos ao longo do trajeto da Igrejinha da Pampulha até o Museu. Para participar, é necessário se inscrever pelo e-mail educativos.ck@pbh.gov.br

Concerto de câmara celebra chegada do Outono

Para celebrar a chegada da nova estação, o projeto Museus Pampulha preparou uma atividade mais que especial ao pôr do sol. No equinócio de outono, data em que os raios solares incidem sobre a Linha do Equador deixando os dias e as noites com a mesma quantidade de horas nos dois hemisférios, os jardins do MAP serão palco para um concerto de câmara, com trio de cordas formado apenas por mulheres. 

A apresentação será no dia 22 de março, às 17h, nos jardins do Museu de Arte da Pampulha. O público poderá conferir um repertório de músicas eruditas e populares em uma iniciativa de ocupar os jardins dos museus da Pampulha, convidando a todos a explorar esses espaços por novas perspectivas. A atividade é sujeita à lotação do espaço. 

_________________________________________________________________________

Serviço – Museus Pampulha – Especial Mês das Mulheres

15, 22 e 29/03 

“Pílulas MAP: Edição de Março”, com Sonia Lins, Dayane Tropicaos, Ione Medeiros e Inês Peixoto

Atividade Gratuita / Classificação: Livre

Local: Redes sociais do MAP @museudeartedapampulhabh

18/03 – 19h30 

Diálogos MAP: O estandarte como ícone cultural mineiro, com Sandra Bianchi e Guto Borges; mediação de Rafael Perpétuo.

Atividade Gratuita / Classificação: Livre

Local: Casa Fiat de Cultura 

22/03 – 17h

“Equinócio de Outono com Música de Câmara nos jardins MAP”

Atividade Gratuita / Classificação: Livre

Local: Jardins do Museu de Arte da Pampulha 

29/03 – 10h – Sábado

“Mulheres na Pampulha: Antes e Agora” – caminhada especial 

Atividade Gratuita / Classificação: livre

Inscrições: educativos.ck@pbh.gov.br

Local: Museu Casa Kubitschek – trajeto até a Igrejinha da Pampulha

________________________________________________________________________

Endereços:

Museu Casa Kubitschek – Av. Otacílio Negrão de Lima, 4.188 – Pampulha, BH

Museu de Arte da Pampulha – Av. Otacílio Negrão de Lima, 16.585 – Pampulha, BH

Casa do Baile – Centro de Referência de Arquitetura, Urbanismo e Design – Av. Otacílio Negrão de Lima, 751 – Pampulha, BH

You Might Also Like

Leave a Reply