Mostra de Cinema de Tiradentes
Festivais

Mostra de Cinema de Tiradentes

Mostra de Cinema de Tiradentes chega a sua 27ª edição, de 19 a 27 de janeiro de 2024,  maior e mais convicta do seu papel – ser plataforma de lançamento do cinema brasileiro contemporâneo apresentando ao público a diversidade da produção brasileira, com novas representatividades,  com novas abordagens, personagens, estéticas, com as permanências e mudanças e com as recepções críticas desse fazer cinematográfico, além promover intensas atividades de formação, como debates, encontros e diálogos audiovisuais, rodas de conversa, oficinas, laboratório, masterclasses, lançamento de livros, performances, exposições, atrações artísticas.

Nesta edição, a temática é As Formas do Tempo, que coloca em pauta o estatuto do contemporâneo. Em um momento em que voltamos a fazer projeções de qual futuro é possível construirmos e de nos perguntar como lidaremos com os despojos que o processo anterior do país nos legou, precisamos escolher para onde vamos olhar. Esta temática defende que aqui que é preciso, sobretudo, olhar para os filmes, para o tempo dos filmes, seja a modulação do tempo construída pelos filmes como objeto, seja o tempo no qual o filme existe. Olhar para os tempos e temporalidades que atravessam a noção de contemporâneo nas práticas cinematográficas, nas ideias, nas imagens e, sobretudo, nos filmes brasileiros contemporâneos. 

A seleção de mais de 100 filmes (entre longas, médias e curtas-metragens), poderá ser confereida em sessões de pré-estreias e mostras temáticas em três cinema instalados na cidade – Cine-Praça, Cine-Tenda e Cine-Teatro, apresentando a força da cinematografia brasileira contemporânea.

A coordenação curatorial do evento é assinada por Francis Vogner dos Reis, que divide com Juliano Gomes e Tatian Carvalho Costa a seleção de longas-metragens. A curadoria de curtas conta com a atuação de  Camila Vieira, Leonardo Amaral, Lorenna Rocha, Mariana Queen Nwabasili e Pedro Guimarães. A proposta é que os filmes estejam distribuídos nas seguintes mostras: Homenagem, Aurora, Olhos Livres, Temática, Autorias, Foco, Panorama, Foco Minas, Praça, Formação, Sessão Debate, Jovem, Valores, Regional e Mostrinha. Para ampliar a experiência, vários dos filmes contarão com debates nos Encontros com os Filmes, tendo a presença de diretores, equipes de produção e críticos convidados.

27º Seminário do Cinema Brasileiro, novamente em formato presencial, volta a ser um dos ambientes mais intensos de debates e discussões sobre o cinema no país. Serão mais de 100 profissionais, entre críticos, realizadores, produtores, atores, acadêmicos, pesquisadores e jornalistas, no centro de Debates, Rodas de Conversa e encontros,entre eles a série Encontros com os Filmes e os bate-papos após as sessões do Cine-Praça.

A Mostra vai sediar mais uma edição itinerante do Brasil CineMundi, denominada Conexão Brasil CineMundi, com a categoria para longas brasileiros Work In Progress (WIP), programa que reúne ações de difusão e internacionalização do cinema brasileiro, promovendo a visibilidade do cinema, apresentando ao mercado internacional a diversidade da cinematografia brasileira e o seu potencial criativo. Além de sessões e encontros WIP, integram o programa exibições dos filmes brasileiros em pré-estreia, debate e networking. Foram selecionados sete filmes de longa-metragem, na categoria Corte Final, que serão apresentados para uma plateia de profissionais da indústria audiovisual internacional e players nacionais.

As ruas tricentenárias de Tiradentes serão embaladas por cores, música, artes cênicas, sons e imagens durante a 27ª Mostra de Cinema de Tiradentes, que, nesta edição promove performances audiovisuais e musicaisexposições temáticas, lançamentos de livros, cortejo da arte e mais fazendo a conexão do cinema com as outras artes, expressões artísticas da cultura brasileira.

A Mostra de Tiradentes mantém o compromisso de investir em novos talentos e promove o Programa de Formação com a oferta de oficinas e labs audiovisuais para o público jovem e adulto. Desde sua primeira edição, em 1998, já foram certificados mais de 7.000 alunos, em mais de  260 oficinas ministradas.

Um olhar para o futuro que faz história. A Mostra Tiradentes, no ano em que celebra 27 anos de existência, aborda questões do cinema hoje, sem ter expectativas de respostas fáceis, únicas, consensuais e fechadas, mas com aposta na capacidade de uma reflexão franca e crítica das transformações, transições, influências, hibridizações que o cinema vive, resiste e permanece, com vitalidade e perseverança no mundo cada vez mais globalizado das telas.

A Mostra de Cinema de Tiradentes tem seu lugar no centro da história audiovisual do país. Seguimos obstinados a trilhar caminhos que multiplicam, ressoam e se desdobram nos filmes, em gestos, palavras, encontros, depoimentos de diretores, críticos, atores, técnicos, pesquisadores, acadêmicos, jornalistas e público que constroem e fazem parte do nosso encontro anual pelo cinema brasileiro, que representa uma busca desenfreada pela possibilidade de criar o espetáculo e ver nascer, a cada edição, uma nova ideia, invenção, inspiração, concepção.

A todos que compartilham dos nossos ideais, que somam esforços para a viabilização desta edição, que renovam o compromisso com a cultura, que investem em Minas e no Brasil e aos curadores que atuam com profissionalismo e dedicação, nossa gratidão.

Viver a Mostra Tiradentes. Viver os 27 anos da Mostra Tiradentes.

Uma revolução da diversidade de novas possibilidades de expressão cinematográfica e artística. Caminhos independentes de entrega à nossa cultura que refletem a autêntica vontade de fazer bem ao mundo –questão vital e ação estratégica no desenvolvimento de uma nação.

MOSTRA DE CINEMA DE TIRADENTES

Data: 19 a 27 de janeiro

Local: cidade de Tiradentes/MG

Programação no site mostratiradentes.com.br

You Might Also Like