Mostra Curta Circuito
Eventos

Mostra Curta Circuito

O momento é de comemoração! De 16 de maio a 25 de julho, uma das mais importantes, e queridas, mostras de cinema de Belo Horizonte chega à  23ª edição, comemorando 23 anos de trajetória. Estamos falando do Curta Circuito.

A Mostra de Cinema Curta Circuito, dirigida por Daniela Fernandes,  ocupará o Cine Humberto Mauro com uma temática oportuna e para lá de especial: “Amores Brasileiros”. Amor, porque depois de anos de trevas de governo fascista, precisamos mesmo colocar o sentimento nobre na pauta do dia e em seu lugar devido. E Brasileiros, porque a Curta Circuito é esse espaço fundamental de fruição e resgate do cinema brasileiro, sempre apresentando uma programação impecável em cada um de seus recortes.

Outra boa notícia: Além da programação completa no Cine Humberto Mauro, a Curta Circuito volta a apresentar sessões espaçadas, realizadas quinzenalmente. 

A 23ª Curta Circuito vai apresentar, gratuitamente, sete longas-metragens, em produção que abarca as décadas de 1970 a 2010. E, como sempre, promoverá bate-papos ao final de exibição, sempre com críticos convidados e representantes dos filmes, seja do elenco, seja da ficha técnica.

A abertura acontece no dia 16 de maio, terça-feira, às 19h30, com a exibição de As feras (1995), dirigido pelo mestre Walter Hugo Khouri, com a presença da atriz Cláudia Liz e dos críticos Daniel Salomão Roque e Donny Correia.

A ambientação especial, marca da Curta Circuito, dessa vez ficará por conta de um cenário temático formado por uma tenda de tarô, para leitura gratuita de cartas para o público.

As feras foi filmado em 1995, mas só chegou aos cinemas em 2001, e traz no elenco Nuno Leal Maia, Lúcia Veríssimo, Monique Lafond e Cláudia Liz. As Feras | Dir. Walter Hugo Khouri | SP, 1995, 102 minutos 

Quando criança, Paulo sentia uma paixão obsessiva pela prima, Sônia. Além de ser mais velha, ela mantinha um relacionamento com Silvia, razão de profundo sofrimento para o menino. Já adulto, Paulo revive o drama quando sua mulher, Ana, decide entrar para uma companhia de teatro. Bate-papo após a sessão com mediação de Donny Correia (especialista na obra de Walter Hugo Khouri) e presença do crítico Daniel Salomão Roque e da atriz Cláudia Liz.

Fala o Curta Circuito: “Este ano, a curadoria da mostra selecionou sete exemplares clássicos do cinema nacional produzidos entre as décadas de 1970 e 2010. O amplo recorte, apresenta um retrato cinematográfico do Brasil de diferentes épocas – com suas formas distintas e, por vezes, similares – de representar o amor na tela, remetendo a temática desta edição “Amores Brasileiros”. A ideia é estimular o debate sobre as diversas formas de amar, sobre questões sociais e comportamentais, retratando, neste processo, a evolução da própria sociedade e do cinema brasileiro”.

Fala a diretora Daniela Fernandes: “Com 23 anos dedicados ao cinema nacional – sua divulgação, preservação e memória – o amor à produção brasileira sempre foi o combustível principal para a realização do Curta Circuito. “Quando escolhemos falar de amor, principalmente nesse contexto de retomada pós-pandemia, estamos falando não só de nós ou do que se vê na tela, mas também sobre quem a assiste, o público, sobre a importância de demonstrar amor pela produção cinematográfica nacional indo ao cinema”, enfatiza”  Filmes que serão exibidos na edição 2023:

13 de maio:

As Feras | Dir. Walter Hugo Khouri | SP, 1995, 102 minutos Bate-papo após a sessão com mediação de Donny Correia (especialista na obra de Walter Hugo Khouri) e presença do crítico Daniel Salomão Roque e da atriz Cláudia Liz.

30 de maio
São Paulo em Hi-Fi |Dir. Lufe Steffen | SP, 2016, 101 minutosBate-papo após a sessão com o crítico Marcelo Carrard e o diretor Lufe Steffen

13 de junho
Baixo Gávea | Dir. Haroldo Marinho Barbosa  | RJ, 1986, 110 minutos Bate-papo após a sessão com a crítica Maria Trika e a atriz Louise Cardoso

27 de junho
Elvis e Madona |Dir. Marcelo Laffitte | RJ, 2010, 105 minutosBate-papo após a sessão com a crítica Maria Caú e o ator Igor Cotrim

4 de julho
Minha namorada |Dir. Zelito Viana e Armando Costa | RJ, 1971, 86 minutos Bate-papo após a sessão com o crítico Fernando Oriente e o cantor Marcelo Costa

18 de julho
Canastra Suja |Dir. Caio Sóh | RJ, 2018, 120 minutosBate-papo após a sessão com o crítico Ailton Monteiro e o diretor Caio Sóh

25 de julho
A Menina do Lado |Dir. Alberto Salvá | RJ, 1987, 83 minutos Bate-papo após a sessão com a crítica Eliska Altman, a roteirista Elisa Tolomelli e a atriz Flávia Monteiro

Críticos que participarão da 23ª edição da Curta Circuito
Daniel Salomão Roque
Historiador e jornalista. Escreve para a BBC News, e passou também pela revista VICE e Ponte Jornalismo. Atualmente, prepara um livro sobre a história do banditismo urbano no Brasil.Marcelo CarrardJornalista graduado pela PUC/RS, crítico de cinema com Mestrado em Comunicação e Semiótica pela PUC de São Paulo.

Maria Trika
Cineasta, artista plástica, atriz,  curadora e crítica de cinema. Já realizou diversos filmes, vídeo artes, exposições, performances e filmes instalativos como diretora, roteirista, atriz e diretora de arte. 

Maria Caú
Professora, pesquisadora e crítica de cinema (filiada à Abraccine). Formada em Cinema pela UFF e Doutora em Ciência da Literatura pela UFRJ, é uma das editoras do site Criticos.com.br e trabalha como especialista em conteúdo audiovisual.

Fernando Oriente Mestre em comunicação/audiovisual/cinema. É crítico, professor e pesquisador de cinema, editor e crítico do site de cinema Tudo Vai Bem e colaborador de diversas revistas. 

Ailton Monteiro
Mestre em literatura comparada pela Universidade Federal do Ceará e é filiado à Abraccine – Associação Brasileira de Críticos de Cinema e à Aceccine – Associação Cearense de Críticos de Cinema. Mantém o blog Diário de um Cinéfilo desde 2002.

Eliska Altmann Pesquisadora e professora do Departamento de Sociologia do IFCS/UFRJ. Autora do livro “O Brasil imaginado na América Latina: a crítica de filmes de Glauber Rocha e Walter Salles” – Contra Capa/Faperj, 2010. Idealizadora do projeto CineCríticos: www.cinecriticos.com.br.

Serviço:
23ª Mostra de Cinema Curta Circuito

Filmes, bate-papos e podcasts 16 de maio a 25 de julho de 2023

Sessões quinzenais (terças-feiras), às 19h30.

Cine Humberto Mauro |  Palácio das Artes – Av. Afonso Pena, 1537 – Belo Horizonte

Entrada gratuita, sujeita a lotação do espaço

Os ingressos deverão ser retirados na bilheteria do cinema, 30 minutos antes da sessão

Capacidade da Sala | 129 lugares 

Classificação indicativa | 16 anos

Informações: 31 998059625 |  www.curtacircuito.com.br 

O Curta Circuito conta com o patrocínio da MGS.  

Realização: Le Petit. Projeto Curta Circuito – Mostra de Cinema, aprovado na Política de Fomento à Cultura da cidade de Belo Horizonte.

You Might Also Like

Mostra Francesa de Cinema

novembro 2, 2023

Bloco Afro Magia

fevereiro 6, 2024