O ano era 1972 e o mundo do Cinema ansiava pela estreia do filme, adaptado de um livro de Mario Puzo, sobre a força da máfia italiana nos Estados Unidos na primeira metade do século XX. A direção havia sido entregue ao então jovem e promissor Francis Ford Coppola, tendo no elenco uma rara reunião de talentos, com Marlon Brando, Al Pacino, Diane Keaton, Talia Shire, John Cazale e Robert Duvall.
O resultado superaria todas as expectativas, e mudaria para sempre a história do Cinema. “O Poderoso Chefão” acabou se tornando uma trilogia celebrada até hoje em todo o mundo, unindo roteiros, direção e atuações amplamente reconhecidas pelo público, acompanhadas por incontáveis premiações e uma onipresente influência durante as décadas que se seguiram sobre todas as obras que abordaram o controverso universo da máfia.
O diretor que deu vida a alguns dos filmes mais emblemáticos da indústria cinematográfica, responsável por outros clássicos, como “Apocalypse Now” (1979) e Drácula de Bram Stoker (1992), terá sua obra recontada durante a mostra “As Dimensões do Poder”, em cartaz no Cine Humberto a partir desta sexta-feira, dia 12. Na programação, toda a trajetória de Coppola, desde filmes lançados antes de “O Poderoso Chefão”, como “Caminhos Mal Traçados”, de 1969, até as obras mais recentes, como “O Homem que Fazia Chover”, de 1997.
A mostra acontece em um momento de grande expectativa por parte do público. Após anos sem dirigir, Coppola anunciou para 2024 o lançamento de “Megalopolis”, filme em que ele volta a assinar o roteiro e a direção.
Diálogos – Durante os dias em que permanecerá em cartaz, a mostra “As Dimensões do Poder” alternará filmes dirigidos por Coppola com obras que de alguma forma se relacionam com a trajetória do cineasta. Destaque para “As Virgens Suicidas” (1999), dirigido por sua filha, Sofia Coppola e “Contos de Nova York” (1989), com três curtas metragens assinados por, além de Coppola, Woody Allen e Martin Scorsese. A programação do Cine Humberto Mauro manterá de forma paralela projetos permanentes, como a “Sessão da Meia-Noite”, “Estudos de Cinema” e “Cinema e Psicanálise”.
Os ingressos são gratuitos e devem ser retirados na bilheteria do cinema uma hora antes de cada sessão. A programação completa está disponível em: https://docs.google.com/document/d/1wSv3XvJQmdcaTZd3r_CMayk_pqgp6JE0mnTcxQ6YqEU/edit
De acordo com o gerente de Cinema da Fundação Clóvis Salgado, Vitor Miranda, revisitar a obra de Coppola significa convidar o público a conhecer uma Hollywood muito diferente da que temos hoje, em uma época em que os diretores tinham mais liberdade criativa e grandes investimentos para suas produções.
“Filmes como ‘O Poderoso Chefão’ e ‘Apocalypse Now’ tiveram orçamentos e elencos que dificilmente seriam entregues nos dias atuais a um diretor que começava sua carreira. Coppola foi um dos maiores símbolos de um tempo em que os diretores tinham total autonomia sobre seus trabalhos e, com seu olhar e talento únicos, foi responsável por verdadeiras obras primas que permanecem relevantes e fundamentais”, concluiu.
Informações
Local
Cine Humberto Mauro, Palácio das Artes
Data
12/04/24 – 08/05/24
Horário
Confira na programação
Classificação
Variada
Informações para o público
(31) 3236-7400
Endereço
Av. Afonso Pena, 1537, centro – BH