Entre os dias 21 de março e 22 de abril, o CCBB BH recebe o espetáculo “Leão Rosário”, uma tragédia teatral inspirada no personagem Rei Lear, de William Shakespeare, e no universo poético e encantador do artista sergipano Arthur Bispo do Rosário. Protagonizado pelo ator, diretor, escritor, roteirista e produtor Adyr Assumpção, o solo aborda temas como o tempo, a morte, a velhice, o poder, o engano e a razão.
A trama se passa em uma África atemporal e mescla elementos de diversos povos, países e reinos africanos para formar o Reino de Oió, Ifé e Benguela, na costa atlântica da África, lugar de origem de milhões de brasileiros. A história tem início quando o velho rei decide dividir seu vasto império entre suas filhas, deixando a maior parte para aquela que mais o ama e, por vaidade, toma uma decisão insensata com trágicas consequências.
A obra “Rei Lear”, na qual a montagem foi inspirada, reflete, entre outros aspectos, sobre o envelhecimento. Ao ser associada à personalidade de Bispo do Rosário, a peça traz para mais próximo as questões dos mais velhos em nossa sociedade, a nossa memória africana, as heranças simbólicas, a criatividade e principalmente os limites da sanidade.
A construção do espetáculo tem ainda como referência os dramaturgos Wole Soyinka e Abdias do Nascimento que, partindo das estruturas canônicas da tragédia, recriaram no teatro aspectos determinantes da cultura de suas sociedades, tanto na África, quanto no Brasil.
O espetáculo tem duração de 60 minutos, e pode ser conferido no Teatro II, de sexta a segunda, sempre às 19h*. A estreia ocorre na quinta, 21/03, também às 19h. Os ingressos custam R$30 (inteira) e R$15 (meia), e estão disponíveis em nossa bilheteria ou aqui. Clientes Banco do Brasil pagam meia-entrada com cartão Ourocard.
Entre os dias 05 e 07/04 as sessões contarão com tradução em Libras e audiodescrição.
No dia 06/04 (sábado) haverá bate-papo após o espetáculo.
*O espetáculo começará pontualmente às 19h, não sendo permitida entrada após este horário.
Ficha Técnica
Concepção, dramaturgia e atuação: Adyr Assumpção
Inspirado na obra Rei Lear: Autor – William Shakespeare | Tradução – Millôr Fernandes
Direção: Eduardo Moreira
Assistente de direção: Letícia Castilho
Personagens: Leão Rosário | Rei de Oió, Ifé e Benguela – Adyr Assumpção
Vozes (elenco secundário): Makeda – Michelle de Sá; Akosua – Elisa de Sena; Agotimé – Iasmim Alice; Sundiata – Eduardo Moreira; Sotigui – Ernani Maletta; Rei das Matas – Reibatuque
Direção Musical e Preparação Vocal: Ernani Maletta
Trilha Sonora Original e Músico: Heberte Almeida
Preparação corporal: Camilo Gan
Cenografia – Artes Visuais: Jorge dos Anjos
Cenografia – Arquitetura: João Diniz
Cenografia – Objetos e Adereços: Lúcio Ventania
Cenografia – Iluminação: Eliezer Sampaio
Cenotécnico: Henrique Fonseca
Figurinos: Stella Guimarães, Silvia Reis e Rosângela Cristina de Oliveira (Ára Ateliê)
Produção Executiva: Tâmara Braga e Maíz d’Assumpção