Tradicional feira de Cerâmica de Minas Gerais ocorre no Mercado Central, de 9 a 11 de dezembro
Depois de duas edições virtuais, em razão da pandemia de Covid-19, a Feira de Cerâmica de Minas Gerais, realizada há mais de duas décadas em Belo Horizonte e um dos eventos da arte milenar mais prestigiados do Brasil, volta a acontecer de forma presencial. A 35ª edição da feira será realizada de 9 a 11 de dezembro deste ano, no Mercado Central, reunindo 59 artistas de diversas gerações para mostrar sua arte e compartilhar saberes em uma celebração em torno do universo da cerâmica, tão rico em técnicas e propostas estéticas. O evento é gratuito e aberto ao público e nessa edição tem a curadoria das ceramistas Cibele Tietzman, Emmanuela Tolentino e Susana Fornari. Antes realizado no mezanino do tradicional centro de compras belo-horizontino, a Feira agora vai movimentar espaço mais amplo, no estacionamento elevado do Mercado Central. Além da exposição dos trabalhos artísticos, a feira contará com palestras e demonstrações gratuitas para o público.
A ampliação do evento deve-se ao grande acesso de pessoas com as edições on-line. “A feira cresceu nesses últimos dois anos, passamos de 38 participantes para 59. Fizemos muitas lives, que tiveram participações de artistas de todo o Brasil,” avalia a ceramista, professora e uma das organizadoras da 35ª Feira de Cerâmica de Minas Gerais, Cibele Tietzmann. “Neste ano, será um evento especial”, garante Cibele, lembrando que o perfil dos interessados pela arte milenar se tornou mais jovem. “A cerâmica deu um boom nos últimos tempos. Tem muita gente querendo aprender. Na pandemia, houve procura enorme, principalmente de pessoas mais novas. Serviu de terapia. Antes, eram pessoas com mais de 40 anos e hoje não tem idade”, observa a ceramista que, como professora, viu também aumentar a procura no seu ateliê, no bairro Santo Antônio, em Belo Horizonte.
Sobre a Feira
A Feira de Cerâmica de Minas Gerais foi idealizada pela artista ceramista Erli Fantini em 1999 e há 23 anos acontece anualmente na capital mineira. Em 2022, chega em sua 35° edição, com um grupo amplo e novos ceramistas que participam pela primeira vez.
A Feira já é um evento que faz parte do calendário da cidade e apresenta cerâmicas artísticas e utilitárias em diversos estilos, e neste ano apresenta também matérias-primas, ferramentas e equipamentos para a produção das peças. A proposta da feira é compartilhar o saber centenário das diversas técnicas de diferentes gerações da cerâmica mineira.
Ao longo dos anos, a feira ocupou vários lugares em Belo Horizonte, o último deles o Mercado Central, em 2019. Em 2020, a Feira de Cerâmica teve que se adaptar à nova realidade imposta pelas medidas sanitárias para evitar o contágio pelo Covid 19. Foi quando as ceramistas Cibele Tietzmann e Emmanuela Tolentino transformaram o formato do evento de presencial para on-line, conseguindo manter a tradição.
Em 2021, a artista plástica Regiane Espírito Santo e o ceramista Sebastião Pimenta foram os curadores convidados para a 2º Edição Virtual da feira. O modelo à distância foi uma novidade para boa parte dos ceramistas, acostumados a expor seus trabalhos nas edições físicas. A adaptação para o ambiente on-line incluiu o processo de fotografar as obras, editar as imagens e disponibilizá-las na loja virtual: https://www.feiradeceramicamg.com.br/vitrines
Serviço
O que: 35° Feira de Cerâmica de Minas Gerais – 2022
Onde: estacionamento elevado do Mercado Central de Belo Horizonte
Quando: 9 e 10 de dezembro (sexta e sábado) das 9h às 19h, e 11/12 (domingo) das 9h às 15h
Site: www.feiradeceramicamg.com.br
Instagram: @feiradeceramicamg
Email: feiradeceramicamg@gmail.com
ENTRADA FRANCA PARA TODA A PROGRAMAÇÃO DA FEIRA: EXPOSIÇÃO, PALESTRAS E DEMONSTRAÇÕES
Programação de Palestras e Demonstrações da 35ª edição da Feira de Cerâmica de Minas Gerais:
SEXTA-FEIRA (9/12)
10h30 – Palestra – Erli Fantini
Tem: “O percurso da Feira de Cerâmica MG nestes 23 anos”
13h – Demonstração – Modelagem em torno – Ateliê Siqueira
15h30 – Palestra – Máximo Soalheiro
Tema: “A Cerâmica e o Tempo”
17h30 – Demonstração – Modelagem de cabeça humana – Fernando Poletti
SÁBADO (10/12)
11h – Demonstração – Modelagem de paleteado – Luciano Almeida
14h30 – Palestra – Lorena D’arc
Tema: “O que diz a cerâmica atual?
16h30 – Palestra – Luciano Almeida – ICCC
Tema: “Cultivação e resgate da Cerâmica de Cunha”
DOMINGO (11/12)
11h – Demonstração – Modelagem em torno elétrico – Carol Dantas, do Espaço Cumbucá
Lista dos artistas participantes:
CERAMISTAS
Aivete Santa Cecília, Alissa Rezende, Ângela Campos, Ângela Maciel, Barro Com Alma, Ateliê Casa da Terra, Ateliê Pacheco, Ateliê Rachel e João Lodi, Ateliê Sandra Zarife, Ateliê Siqueira, Atelier Cibele Tietzmann, Atelier Fernando Poletti, Atelier Roberto Lott e Luiz Sear, Atelier Sebastião Pimenta, Bel Resende, Bernadette Santiago, Chão do Cerrado, Clarete Santos, Claudia Antunes, Núcleo Flora, Claudia Resende, Cristiana Souza, Daniella Guimaraens Jorge, Djenane Vera, DuoArte Atelier, Enilda Felício Araújo, Emmanuela Tolentino, Erli Fantini, Espaço Cambucá, Flávia Guimarães, Flávia Rocha, Francisco Alessandri, Germana Arthuso, Hilaria Compart, Ione Laurentys, Jane Resek, Laila Kierulff, Leninha Latalisa, Luciana Radicchi, Marlúcia Temponi, Maura Ferreira, Menina Arteira Mab, Mônica de Souza, Nancy Continentino, Neide Nativa, Origem Atelier, Pat Velloso, Regiane Espírito Santo, Regina Meirelles, Regina Paula Mota, Rodrigo Paiva, Saracura Três Potes, Sonia Imanishi, Sônia Rigueira, Studio Flama, Suda Portela, Susana Fornari, Teresa Nasci, Trocatapa Ceramics, Wander Marcílio.
FORNECEDORES Atman Bilha, Eduardo Apolaro Massas Cerâmicas, Nova Farias, Vicente Ferramentas