A exposição “Marc Chagall: Sonho de Amor”, contendo mais de 180 obras deste artista que marcou o século XX, chega ao CCBB BH.
Em cartaz de 12 de outubro a 16 de janeiro de 2023, a proposta da mostra é convidar os visitantes à uma imersão no universo vibrante, poético e fantástico criado por Chagall através do uso revolucionário das formas e das cores.
Nas salas expositivas, o percurso apresenta uma seleção de obras produzidas pelo artista ao longo da carreira, de onde emergem os temas: origens e tradições russas; o amor e o exílio na representação do mundo sagrado; o lirismo e a poesia, reencontrados em seu retorno à França; e o amor transcendente, uma ode ao sentimento de estar apaixonado.
A entrada é gratuita, com retirada de ingresso na bilheteria física do CCBB ou aqui.
Na abertura da exposição (12/10), o público pode conferir duas performances de dança na obra Air Fountain, de Daniel Wurtzel, às 11h e às 18h, no pátio do CCBB BH.
Já no dia 13/10, às 20h, a curadora da mostra, Lola Durán Úcar, ministrará uma palestra sobre Marc Chagall e seu legado, no Teatro I. A duração é de 60 minutos e os ingressos são gratuitos, podendo ser retirados na bilheteria física do CCBB 1 hora antes do evento.
Sobre Marc Chagall
Marc Chagall nasceu em 7 de julho de 1887, no bairro judaico da cidade de Vitebsk, na antiga Rússia.
Sua biografia, marcada pela origem humilde e pelos inúmeros obstáculos à sobrevivência, compeliu-o a se mover inúmeras vezes: viveu na França, nos Estados Unidos e na União Soviética, onde, após a Revolução Russa, ocupou o posto de Comissário de Belas Artes de Vitebsk, sendo responsável pela vida artística da cidade.
Em 1922, partiu para a cidade à qual dirigiu inúmeras declarações de amor e onde viveu a maior parte de sua vida: Paris, local em que Chagall atingiu sua plenitude artística.
Em uma combinação especial de domínio técnico, respeito pelas tradições ancestrais e extrema sensibilidade na orquestração de formas e cores, o artista abriu caminhos para o surrealismo, estabeleceu diálogo com o cubismo e com o fauvismo, e criou um universo próprio, vibrante e imaginativo.
Em 1985, aos 97 anos, faleceu na França, sendo reconhecido como um dos nomes mais importantes da arte moderna.
Informações
Exposição
Marc Chagall, Sonho de Amor
Data
12 de outubro de 2022 a 16 de janeiro de 2023
Dia e hora para visitação
- Pátio e galerias do 3º andar
- De quarta a segunda, das 10h às 22h
- Entrada gratuita com retirada de ingresso
Endereço
- Praça da Liberdade, 450 – Funcionários – Belo Horizonte/MG
- (31) 3431-9400
Leave a Reply