Construindo Acordes Cromáticos
Afinal, o que são acordes cromáticos
Acorde cromático é uma combinação de cores que varia entre 2 a 5 cores. Engana-se quem acha que as combinações de cores são aleatórias. Não, não são aleatórias. Elas possuem um efeito conjunto imutável.
Vale ressaltar que o contexto é muito importante. Ou seja, a cor em uma roupa será percebida de modo diferente da mesma cor em um ambiente ou em um alimento, por exemplo.
Na psicologia das cores, aos olhos do artista, a composição visual é fundamental para criação de um bom layout e, se bem aplicada, torna-se um atrativo a parte, proporcionando maior eficácia no resultado de uma criação de uma pintura, ou de uma ilustração, ou de uma embalagem, de uma logo, cartaz, enfim, de uma identidade visual na totalidade. Tudo isso para lembrar que, as cores tornam um material único e memorável.
Como acontece a oficina
A oficina CONSTRUINDO ACORDES CROMÁTICOS é baseada nas construções de acordes onde servirão como um armazenamento de banco cromáticos para o aluno. Isto porque a partir da construção de um acorde, este mesmo acorde servirá como referência de estudo de cor a ser aplicado em seus projetos, podendo ser em pinturas, ilustrações, criações de peças gráficas, em estamparias, em figurinos etc.
Estes acordes são criados a partir de sensações e sentimentos diante de cenas de filmes, de fotografias, de pinturas e de personagens infantis. Portanto, nesta oficina de cor o aluno não necessariamente terá que saber os significados de cores, e sim saber interpretar uma imagem. Naturalmente, a oficina irá apresentar conceitos de cores e seus significados, mas a cereja do bolo será mesmo no momento da criação dos acordes.
Com a criação do acorde, o aluno poderá aplicar as cores com mais segurança em seus projetos. Nesta construção o aluno também irá guardar com mais facilidade os significados das cores, já que ele estará trazendo para si uma relação entre um sentimento com uma determinada cor.
No final, com o acorde criado, ele dará um nome que servirá como referência para ser aplicado futuramente em seus projetos.
Um exemplo que poderia descrever seria uma foto de uma mulher vestida de vermelho com um laço cor de rosa na cintura e na cabeça. Se relacionássemos a mulher somente vestida de vermelho, então poderíamos classificá-la como uma mulher exótica, frenética, ativa, sensual. Mas, se olharmos a vestimenta como um todo, iremos perceber que a cor rosa alterou o cenário, onde a sensação agora é de uma mulher amorosa, delicada, gentil. No final, a construção do acorde será o vermelho e o rosa, tendo a porcentagem da aplicação do vermelho maior.
Com o acorde formado, o nome deste acorde poderá ser AMOR. Então, tudo que for relacionado ao Amor, o aluno poderá utilizar as cores vermelho + rosa com mais segurança.
Objetivo da oficina
Tornar mais fácil a compreensão dos significados das cores através do sentimento e da sensação trazida conforme a interpretação de uma cena de uma imagem. A partir de então, com a construção do acorde cromático e do nome sugerido daquele acorde, o aluno poderá aplicar as cores com mais convicção em seus projetos.
O que você irá aprender
Temperatura da Cor
Você irá entender o funcionamento das cores cromáticas (quentes e frias) e acromáticas, e saber como utilizá-las de forma estratégica.
POR EXEMPLO: CORES QUENTES APROXIMAM
Os tons quentes combinam muito bem para espaços muito grandes, fazendo criar um ambiente mais intimista, onde pintado uma parte da parede torna-se um ambiente aconchegante, já que cores quentes tendem a diminuir o espaço. Desta forma, não é uma boa opção aplicar para apartamentos ou espaços pequenos.
Círculo Cromático
No círculo cromático estão todas as cores. Conhecendo o segredo das conjunções, você será capaz de criar uma relação enorme entre as cores de forma mais harmoniosa e de bom gosto.
Conhecendo o círculo cromático você será capaz de criar diversas combinações de cores, como, cores complementares, cores análogas, cores tríades e outros.
Exemplo de aplicação das cores complementares na pintura e no ambiente
Significado das Cores
Através do conhecimento dos significados das cores, você irá conseguir interpretá-las com mais segurança na hora da construção dos acordes cromáticos.
Por exemplo, o vermelho significa paixão, energia e excitação. Mas também pode significar violência, sangue, estupidez.
É uma cor quente. Está associada ao poder, à guerra, ao perigo e à violência. Possui um estado de tensão que ativa nosso neurônio com mais facilidade.
O vermelho é a cor do elemento fogo, do sangue e do coração humano. Simboliza a chama que mantém vivo o desejo, a excitação sexual e representa os sentimentos de amor e paixão.
Cores nas pinturas
Conhecendo a história das causas das pinturas, você irá perceber que as cores estão além dos significados. Através da conexão interna do artista é que percebemos a conexão com a obra.
Podemos compreender nosso estado de emoção através do resultado de cores expostas nas pinturas, como foi o caso de Picasso onde viveu o Período Azul, um momento melancólico, onde suas pinturas foi à base da tonalidade de azul.
Cores de efeitos opostos
As cores psicológicas opostas são constituídas por pares de cores que, de acordo com nossas sensações e com nosso entendimento, dão a impressão de se oporem com máxima intensidade.
Obs: Se cores opostas forem utilizadas numa composição artística, o efeito contraditório resultante não passará despercebido.
A partir do momento que você começa a entender a formação dos acordes cromáticos, os significados das cores vão ficando mais nítidos, a ponto de começar a conciliar uma cor com uma situação.
Formação dos acordes
Todas as formações dos acordes são realizados a partir do olhar único de quem está construindo. Portanto, para deixar claro, a formação do acorde de uma pessoa pode variar em relação a outra pessoa, criando assim uma estrutura única.
Exemplo da criação de acorde sob o mesmo tema:
Cinderela antes da transformação
Cinderela depois da transformação
A Cinderela antes da transformação era uma pessoa simples, onde suas roupas possuiam tonalidadeas acromáticas. Sua personalidade era de uma pessoa boa, dedicada ao serviço, amorosa, caseira.
Saia marrom, 30%
Avental branco gelo, 30%
Blusa verde-água, manga comprida, 15%
Camiseta marrom escuro, 15%
Cabelos castanhos claros, 10%
A transformação de Cinderela deixo-a mais bonita, no sentido visual. Sua nova aparência encantou o príncipe.
Vestido longo azul turqueza, 90%
Cabelos loiros, 10%
AZUL: cor da realeza, da fidelidade
AMARELO: cor da alegria, da espontaneidade.
Resultado da oficina
Com a construção dos acordes baseados em pinturas, fotografias, cenas de filmes e de personagens de fábulas, o aluno chega na conclusão da montagem do seu acorde cromático.
Importante dizer que cada aluno irá entender da sua forma aquela formação do acorde. Portanto, a criação do acorde é individual e único.
Criação do acorde baseado na cena do filme “Cantando na Chuva”
Criação do acorde baseado na cena do filme “Beleza Americana”
Criação do acorde baseado na cena do filme “Cantando na Chuva”
Conteúdo da oficina
- Temperatura da cor
- Círculo cromático
- Significado das cores
- Cores e emoções
- Cores opostas
- Comparação de acordes de efeitos opostos
- Assimilando as cores com as estações do ano
- Acordes baseados em fotografia
- Acordes baseados em pintura
- Acordes baseados em cenas de filmes
- Acordes baseados em personagens infantis
- Exercícios
Bônus
O aluno irá receber dois e-books onde irá conter, cada um, Significado das Cores e Banco com 120 acordes cromáticos para servir como estudo, inspiração e modelo.
Público-alvo
Esta oficina é voltado para alunos e profissionais de designers gráficos, de publicidade, artistas plásticos, ilustradores, desenhistas, fotógrafos, artesãos, estilistas e demais pessoas interessadas em criar acordes cromáticas como armazenamento de banco de cores.
Depoimentos de alguns alunos
Conheça o instrutor
Professor de Design Gráfico e de Marketing Digital
Olá, gostaria de fazer uma breve apresentação. Meu nome é Rodrigo. Moro em Belo Horizonte/MG. Minha formação é na área de design. Tenho formação em desenho industrial e comunicação visual na Fuma (hoje UEMG). E também me formei em comunicação digital, Uni-BH. Com a pós-graduação em Design Gráfico, cursos e oficinas foram ficando mais completos. Meu contato com design gráfico começou em 1994, e com as mídias digitais em 1998. Portanto, tenho vasta experiência tanto no meio impresso como no meio digital. Os cursos e as oficinas possuem meu acompanhamento ao vivo e online. Uma forma de garantir seu aprendizado.
Informações gerais
Título da oficina: Estudo de Cor – Construindo Acordes Cromáticos
Data e horário: a combinar
Carga horária: 2h
Modo: online ou presencial. Caso seja presencial será necessário incluir taxa extra.
Sugestão: acompanhar a aula pelo computador ou notebook, e não pelo celular.
Investimento: R$147,00 à vista, sendo dividido somente via PagSeguro.
FORMA DE PAGAMENTO:
Você pode optar em fazer o PIX para rodrigocaleidoscopio@gmail.com
Via Transferência Bancária:
Banco do Brasil
Agencia 3061-9
Conta Corrente: 16218-3
Rodrigo Chaves de Freitas
CPF: 486.853.136-00
Para pagamento via Boleto será preciso enviar seus dados, como, nome completo, endereço completo e o cpf ou cnpj para o email cursos@designdigitalbh.com.br ou envie uma mensagem para o WhatsApp manifestando vontade em realizar desta forma.
Enviar comprovante via whatsApp (31)989.100.433 ou email: curso@designdigitalbh.com.br
Dúvidas?: via WhastApp, através do link: https://bit.ly/3e9O89d
Informações: (31) 989 100 433 – Rodrigo ou curso@designdigitalbh.com.br