Principais Estilos de Blues
O Blues é na verdade tradição e expressão pessoal. A sua essência tem permanecido única desde o seu início, ou seja, características bem simples, usualmente com três acordes dentro de uma estrutura básica, fácil de tocar, porém difícil de interpretar os seus sentimentos.
O Blues tornou-se mais amplo em relação a sua origem Africana (Spirituals e Worksongs).
No final do século dezenove o Blues começou a perder a sua identidade africana e começou a se misturar com a música americana (Folk e Country Music).
Estas misturas se davam por regiões embora as gravações de Blues realizadas no início do século 20 basicamente se resumiam a voz, guitarra e violão.
Depois da Segunda Guerra Mundial, o Blues começou a se fragmentar subdividindo-se em tradições acústicas, incursões pelo território do Jazz e logo em seguida através de instrumentos elétricos.
A partir deste ponto o Blues começou realmente ramificar em diversos estilos. É evidente que muitos dos estilos citados abaixo se misturam em regiões, instrumentos e vertentes o que não será raro ver que muitos artistas flertaram com vários deles em diferentes épocas o que faz que o Blues fique ainda mais maravilhoso!!!
Falar hoje do atual estilo clássico do Blues de Chicago é voltar aos aos 40 e 50, pegar o Blues do Delta, amplificá-lo e colocá-lo dentro de um contexto de uma pequena banda de Blues.
(…) continue lendo
Este estilo é na realidade um apanhado de todos os Blues que traçam a profundidade do efeito marcante deste tipo de composição no exato momento que o violão desabrochou neste tipo de música.
Este estilo é oriundo do sul do Mississipi, e que pode ser chamado também de Mississipi Blues.
(…) continue lendo
Ainda que muitíssimo do Rock’n Roll tenha as suas raízes baseadas no Blues, O Blues Rock não se desenvolveu como um sub gênero do Blues.
(…) continue lendo
Por incrível que possa parecer e sem nenhuma crise de xenofobia ou xenofilia pode-se afirmar com absoluta certeza que o Blues tupiniquim é de altíssima qualidade
(…) continue lendo
Se refere basicamente aos estilos de Blues onde a harmônica (basicamente a gaita diatônica) aparece como figura central.
(…) continue lendo
Este ritmo tem muitas marcas distintas que o caracterizam e o distingue dos outros ritmos.
(…) continue lendo
Pode-se dizer genericamente que Blues acústico e todo Blues que pode ser tocado sem a presença de um instrumento musical elétrico.
(…) continue lendo
Um subgênero geográfico identificado por ler mais “relax” e com bastante “swing”.
(…) continue lendo
O West Coast Blues é na realidade um estilo oriundo da Califórnia, com influências vindas do ritmo Jazzístico e tendo muitas das vêzes o piano sendo usado como base.
(…) continue lendo
Trata-se de uma eclética mistura de sons e de ritmos, que junta o Blues antigo e o moderno.
(…) continue lendo