Bruna Chiaradia ministra curso gratuito de atuação para o cinema e o audiovisual, com foco em crianças e adolescentes
Com 20 anos de trajetória – atuações no audiovisual e no cinema brasileiro, com destaques para o longa “O palhaço” e a série “Sessão de Terapia”, ambas dirigidas por Selton Mello, e ainda “Santino e o bilhete premiado”, longa de Guilherme Fiuza – a atriz, que também é especializada em preparação de elenco infanto-juvenil, propõe um laboratório inédito de criação para pessoas entre 6 e 15 anos, com ou sem experiência, que desejam se conhecer ou se preparar para o mercado. As inscrições vão até 05.09, quinta.
Até o dia 5 de setembro, quinta-feira, estão abertas as inscrições para o curso de longa duração, “Atuar sim: Laboratório de atuação para o audiovisual”, voltado para pessoas com idade entre 6 e 15 anos, e ministrado pela atriz e preparadora de elenco especializada no público infanto-juvenil, Bruna Chiaradia. Com equipe formada somente por mulheres do audiovisual, o curso oferece oito encontros práticos com a atriz, que estará assessorada na captação e edição de imagens pelas videomakers Janaína Patrocínio e Carina Aparecida. Serão formados dois grupos de trabalho: um no Centro Cultural Urucuia (Pongelupe), no período de 05.09 a 24.10, sempre às quintas feiras, das 14h às 16h, e outro, no Centro Cultural Venda Nova (Jardim dos Comerciários), de 05.09 a 31.10, sempre às quintas feiras, das 09h às 11h. O curso prevê ainda masterclasses com as cineastas Silvia Godinho e Karen Suzane.
As inscrições podem ser feitas, gratuitamente, por meio de preenchimento de formulário disponível nos Centros Culturais ou no link da bio do instagram @brunachiaradia ou @atuarsim. As 20 vagas em cada espaço serão preenchidas por ordem de inscrição. Para mais informações acesse o perfil do projeto no Instagram: @atuarsim ou envie um e-mail para atuarsim@gmail.com. Este projeto de Nº 0934/2022 é realizado pela sociedade civil com recursos da Política de Fomento à Cultura Municipal.
Em “Atuar sim: Laboratório de atuação para o Audiovisual”, Bruna propõe uma imersão criativa no universo da atuação para a câmera. “Normalmente os cursos para o audiovisual são no formato workshop de apenas um ou dois dias. O grande diferencial aqui é o tempo: para aprender, repetir. Quando a criança ou adolescente tiver um teste à vista, já saberá como se preparar”, diz.
A atriz conta ainda que o ponto de partida para criar o curso vem do desejo de preencher uma lacuna. “Eu fui uma criança que tinha vontade de ser atriz de televisão. Naquela época (década de 80), ou você saía de Belo Horizonte ou ficava aguardando esses cursos caros e rápidos, e muitas vezes, no fim, saía sem nenhuma técnica aprendida”, completa.
Por ser um curso para pessoas com ou sem experiência na área, Bruna comenta que irá valorizar a contribuição de cada participante, oferecendo um ambiente confortável e lúdico, para que possam experimentar com liberdade diante da câmera. Todas as técnicas abordadas na oficina passam pelo autoconhecimento e pela relação de si com a cena, a partir da sensação das emoções. Também serão exercitadas premissas como a presença consciente do ator no momento da filmagem, a relação entre o ator e a câmera e o jogo com os colegas de cena.
“Vou propor algumas práticas que são mais comuns em testes de elenco, como improvisações sobre um personagem pré-estabelecido ou o trabalho com um texto para um monólogo-teste, e ainda a criação de cenas em dupla a partir de estímulos oferecidos em aula. Todas as práticas de estudo serão seguidas de conversa com o intuito de estimular simultaneamente a reflexão coletiva e a expressão individual”, explica.
Desde 2016, Bruna Chiaradia atua como professora de teatro de crianças e adolescentes. Em 2018, após experiência como preparadora de elenco do filme “Os escravos de Jó”, do diretor Rosemberg Cariry, no ano seguinte, é convidada para preparar três crianças no longa “Pequenos Guerreiros”, de Bárbara Cariry. “Fui aprendendo e desenvolvendo minha própria forma de trabalhar, técnicas, quais métodos funcionam, o que provoca as crianças e adolescentes para que tenham vontade de fazer. A gente tem que transformar tudo em brincadeira para que a coisa aconteça de forma leve. Se necessário, experimentar novas metodologias de trabalho. Neste curso, o tempo é dilatado, para que a gente possa exatamente experimentar possibilidades. Crianças e jovens são muito imaginativos e disponíveis para o aqui e agora, temos que aproveitar”, comenta.
Ao final do curso, cada participante receberá para portfólio, duas cenas em vídeo, captadas e editadas por uma equipe profissional. O laboratório conta ainda com as masterclasses das diretoras Silvia Godinho e Karen Suzane, abertas para um público presencial de 50 pessoas e transmitidas em plataforma online, também gratuitamente.
MINIBIOS
Bruna Chiaradia é atriz, professora de teatro e preparadora de elenco, especializada em elenco infantil. Em 2023 preparou o ator mirim Efraim Santos para o longa “Amores 1500” de Grace Passô. Em 2022, o elenco dos curtas “Cantô meu alvará” de Marcelo Lin, “Um vestido para ver a mamãe” de Karen Suzane e “Azul Celeste”, série dirigida por Sílvia Godinho; em 2021 preparou o elenco infanto-juvenil do longa “O último episódio”, da produtora Filmes de Plástico com direção de Maurílio Martins e do longa “A Estação” da produtora Vaca Amarela Filmes com direção de Cris Maure. Em 2019 preparou as crianças protagonistas do longa “Pequenos Guerreiros” de Bárbara Cariry e em 2018 o elenco do longa “Os escravos de Jó” do diretor Rosemberg Cariry. Entre os principais trabalhos como atriz estão o longa “O Palhaço” e a série “Sessão de Terapia” 4º e 5º temporada, ambas produções dirigidas por Selton Mello, além de “Mostra Tua Cara”, série dirigida por Sílvia Godinho e “Santino e o bilhete premiado”, longa dirigido por Guilherme Fiuza. Estreou em março de 2022 seu primeiro trabalho solo no teatro: “Citações”, dirigido por Gui Augusto. Dirigiu as experiências teatral-audiovisual “Flor de Mim” de A Flor de Maio Teatro e “O lado de fora”, de Arethuza Iemini. Do teatro ao audiovisual, sua pesquisa tem como pontos norteadores a rapsódia, as sensações físicas das emoções e o contexto sócio-político contemporâneo.
Silvia Godinho: sócia na produtora Oficina de Criação, indicada duas vezes ao Grande Prêmio do Cinema Brasileiro. É realizadora audiovisual desde 1990. Líder do primeiro Núcleo Criativo do Fundo Setorial do Audiovisual da Ancine em Minas Gerais.
Karen Suzane: formada em Cinema e audiovisual na Universidade Federal Fluminense. Realizadora dos curtas: O Capitalismo matou meus pais (Festival de Tiradentes 2023), Um vestido para ver a mamãe, A mulher que eu era; Desabafo; A janela e o vento; Poesias de primavera e da Web série: DNA Gastronômico.
Janaína Patrocínio, profissional com mais de 20 anos de experiência e que atua em diversas frentes do audiovisual: produção, fotografia, montagem, curadoria e ensino;
Carina Aparecida, videomaker com vasta experiência em captação de imagens para documentários na América Latina.
SERVIÇO
Atuar sim: Laboratório de atuação para o Audiovisual
Encontros com Bruna Chiaradia
Local: Centro Cultural Urucuia, Belo Horizonte
R. W-3, 500 – Pongelupe
05/09 a 24/10/2024, às quintas feiras, de 14h às 16h
Local: Centro Cultural Venda Nova, Belo Horizonte
R. José Ferreira dos Santos, 184 – Jardim dos Comerciários
05/09 a 31/10, às quintas feiras, de 09h às 11h
Masterclasses
(Masterclass Silvia Godinho)
17 de outubro, quinta feira, de 19 às 22h, no Centro Cultural Urucuia
(Masterclass Karen Suzane – 100% online)
26 de setembro, quinta feira, 19h às 22h
Inscrições
As inscrições serão realizadas de 15 de agosto a 05 de setembro de 2024, de forma presencial, nas secretarias dos Centros Culturais ou pela internet através de preenchimento de formulário encontrado na rede social de Bruna Chiaradia (Instagram – @brunachiaradia) e na rede do projeto (Instagram – @atuarsim).
As 20 vagas serão preenchidas por ordem de inscrição.
Mais informações:
Para mais informações acesse o perfil do projeto no Instagram: @atuarsim
ou envie um e-mail para atuarsim@gmail.com.
Leave a Reply