HÁ DEZ MIL ANOS ATRÁS – RAUL SEIXAS — É plágio ou não?
Crônica da Era do Rock, por Rodrigo Leste
O amigo e parceiro Hilário Rodrigues, que faz as revisões e dá ótimas sugestões para essas crônicas, me deu a dica:
— “Dá uma sacada nisso” parceiro, e me mandou pelo Zap uma versão de “Há Dez Mil Anos Atrás” interpretada por ninguém menos do que Elvis Presley.
Opa! Tomei um tapa na hora! Pensei: “Será que o nosso bom Raul também entrou numa arapuca e na maior cara de pau plagiou o grande Elvis?” Liguei pro Hilário e falamos sobre vários casos famosos de plágio que já rolaram no mundo pop. Conversa vai, conversa vem e tudo nos levava a crer que Don Paulo Coelho tirou da sua cartola uma letra totalmente chupada do Elvis e mandou pro Raulzito. Catso (C…)!
Hoje resolvi vasculhar o assunto e ficou claro que a música “Há Dez Mil Anos Atrás”, na versão de EP, é apenas mais um dos muitos remakes feitos a partir de uma canção tradicional americana publicada em 1894: “I Am a Highly Educated Man” (Sou Um Homem Muito Bem Educado), com letra de Harry C. Clyde e música de HC Verne. A partir deste original, foram criadas inúmeras versões, sempre no estilo country, que receberam nomes diferentes e foram gravadas por diversos interpretes. Saca a variedade de títulos: “I’m The Man That Rode the Mule Around the World” (Eu sou o homem que montou a mula ao redor do mundo), “I Was Born Four Thousand Years Ago” (Eu Nasci Quatro Mil Anos Atrás), “When Abraham and Isaac Rushed the Can”( Quando Abraão e Isaac Entraram na Lata), “I’m an Educated Man” (Eu Sou um Homem Educado), “The Historian” (O Historiador) e I Was Born About Ten Thousand Years Ago (Eu Nasci Cerca de Dez Mil Anos Atrás), na versão de Elvis Presley, lançada no LP Country de 1971.
As letras que tratavam de passagens da Bíblia costumavam agradar ouvintes que viviam nos grotões norte-americanos. As estações de rádio tinham predileção pelas canções simples e quase rústicas que reportavam personagens históricas e figuras que aparecem nas “páginas sagradas”.
— Abre-te sésamo! Eis o caminho para o sucesso. Banjos, rabecas e violões acompanhavam cantores/as que tinham o apoio de coros para criar arranjos glamorosos para suas canções. O som tinha o sabor do spiritual e do gospel, fazendo com que a música arrebentasse, garantindo polpudas receitas para quem as produziu. Este é exatamente o caso da música interpretada por Elvis, que ganhou destaque e maior visibilidade pela importância do cantor. Não se tornou um estrondoso sucesso, mas tudo que EP produziu virou ouro porque o cara era um tremendo hit maker (fazerdor de sucessos).
Portanto, amigo Hilário, podemos relaxar porque Raul não pisou na bola. Junto com Paulo Coelho fez, em português, mais um remake de tradicional canção folk americana. Aliás, a letra dialoga com a versão de Elvis mas depois segue em outras direções, ganhando um novo colorido e trazendo belas imagens de diversas passagens históricas. Caso encerrado. Podemos botar pra rodar, mais uma vez, essa deliciosa canção do mestre Raulzito.
Caso você queira fazer comparações, seguem dois clips:
Elvis Presley “I Was Born About Ten Thousands Years Ago” (legendas)
Raul Seixas – Eu Nasci Há Dez Mil Anos Atrás
Revisão e sugestões: Hilário Rodrigues
Colaboração midiática: @rodrigo_chaves_de_freitas
Portal cultural Caleidoscópio: siga @caleidoscopiobh
Para ler mais crônicas, acesse: https://www.caleidoscopio.art.br/category/cultural/cultural-musica/cronicas-musicais/