Cor e Forma: A Poesia do Equilíbrio
Exposições

Cor e Forma: A Poesia do Equilíbrio

“Cor e Forma: A Poesia do Equilíbrio” apresenta, pela primeira vez em Belo Horizonte, 102 obras do artista plástico italiano Umberto Nigi, que refletem suas origens, a influência dos países onde viveu e também as cores vívidas do Brasil. 

A exposição reúne esculturas sobre madeira, quadros de sua fase figurativa nos anos 1980, e também faz passagem pelas décadas de 1990, 2000 e 2020, quando o artista plástico migra para a pintura abstrata, passando a mesclar nas telas materiais reciclados, como areia, juta, papel, rede metálica e gesso. 

A mostra conta, ao todo, com 17 quadros figurativos históricos, 20 esculturas sobre madeira, 29 telas sobre papel fabriano (papel especial encontrado somente na Itália), e 36 obras dedicadas à pintura abstrata em diálogo com a juta.  

A entrada é gratuita, mas é preciso retirar ingresso através da bilheteria do CCBB ou on-line.

“Cor e Forma: A Poesia do Equilíbrio” é uma realização do Consulado da Itália em Belo Horizonte.

Sobre Umberto Nigi

Umberto Nigi nasceu em 13 de maio de 1945, na pequena Gorgona, na Toscana, e cresceu em Livorno, cidade do pintor Amedeo Modigliani. Lá, foi influenciado pelo movimento dos pintores Macchiaioli, artistas responsáveis pelo ressurgimento da renascença italiana no final do século XIX, e que se opunham ao academicismo.  

Outras influências são os mestres abstracionistas Rothko e De Kooning, descobertos pelo artista nos anos de permanência nos Estados Unidos, assim como artistas egípcios, descobertos na sua passagem pelo Cairo.  

Em quase 50 anos de estrada, Nigi reuniu 33 exposições pessoais ao redor do mundo e chegou a morar em pouco mais de 30 lugares, dentre eles Nova Iorque, Milão, Jordânia e Iraque.  

Sua ligação com o Brasil iniciou-se em Roma, onde o artista via chegar, na famosa cafeteria da Praça de Sant’ Eustachio, grandes sacos feitos de juta onde estava escrito “Café do Brasil”. Naquele ano (1995), começou a desenvolver um estilo próprio, que mescla a explosão de cores da pintura abstrata com matéria reciclada.

Informações:

  • Galerias Térreo
  • De quarta a segunda, das 10h às 22h
  • 21 de setembro a 14 de novembro
  • Entrada gratuita com retirada de ingresso
  • Praça da Liberdade, 450 – Funcionários – Belo Horizonte/MG
  • (31) 3431-9400 e ccbbbh@bb.com.br

You Might Also Like

SP-ARTE

março 31, 2023

Artistas Modernistas

novembro 21, 2022

Leave a Reply