História do Teatro | Teatro Contemporâneo
Texto: Cristina Tolentino
cristolenttino@gmail.com
Referências bibliográficas do Teatro Contemporâneo
- ADES, Dawn. O Dadá e o Surrealismo. Editorial Labor do Brasil, S. A ., 1988.
- APPIA, Adolphe. A Obra de Arte Viva. Lisboa, Ed. Arcádia.
- ARTAUD, Antonin. Linguagem e Vida. Ed. Perspectiva, São Paulo, 1995.
- ARTAUD, Antonin. O Teatro e seu Duplo. São Paulo, Ed. Max Limonad, 1987.
- Os Sentimentos Atrasam. Lisboa, Hiena Editora, 1993.
- O Pesa – Nervos. Lisboa, Hiena Editora, 1991.
- História Vivida de Artaud-Momo. Lisboa, Hiena Editora, 1995.
- Heliogabalo ou O Anarquista Coroado. Lisboa, Ed. Assírio & Alvim, 1991.
- Os Tarahumaras. Lisboa, Relógio d’ Água Editores, 1985.
- Carta a La Vidente. Barcelona, Ed. Gallimard, 1971.
- A Arte e a Morte. Lisboa, Libreiro Editores e Distribuidores L.T.D.A ., 1987.
- ASLAN, Odette. O Ator no Século XX. São Paulo, Ed. Perspectiva, 1994.
- BACHELARD, Gaston. A Poética do Devaneio. São Paulo, Martins Fontes, 1988.
- A Dialética da Duração. São Paulo, Editora Ática, 1994.
- A Poética do Espaço. São Paulo, Editora Martins Fontes, 1993.
- O Direito de Sonhar. Rio de Janeiro, Ed. Bertrand Brasil, 1994.
- BAIOCCHI, Maura. Butoh – Dança Veredas D’Alma. São Paulo, Editora Palas Athena, 1995.
- BARBA, Eugênio e SAVARESE, Nicola. A Arte Secreta do Ator. São Paulo, Editora Hucitec, Editora da Unicamp, 1995.
- BARBA, Eugênio. A Canoa de Papel. São Paulo, Ed. Hucitec,1994.
- Além das Ilhas Flutuantes. São Paulo, Ed. Hucitec, 1991.
- BERTHOLD, Margot. História Mundial do Teatro. São Paulo, Ed. Perspectiva, 2000.
- BORNHEIM, Gerd A. O Sentido e a Máscara. São Paulo, Ed. Perspectiva, 1992.
- BROOK, Peter. El Espaço Vacio. Barcelona, Ed. Península, 1986.
- Ponto de Mudança. Rio de Janeiro, Ed. Civilização Brasileira, 1994.
- A Porta Aberta. Rio de Janeiro, Ed. Civilização Brasileira, 1999.
- Fios do Tempo : memórias. Rio de Janeiro, Ed. Bertrand Brasil, 2000.
- CAMPBELL, Joseph. O Poder do Mito. São Paulo, Ed. Palas Atena, 1990.
- O Herói de Mil Faces. São Paulo, Editora Pensamento,1994.
- Mitologia Oriental. São Paulo, Ed. Palas Atena, 1994.
- Mitologia Primitiva. São Paulo, Ed. Palas Atena, 1992.
- CAPRA, Fritjot. O Tao da Física. São Paulo, Editora Cultrix, 1983.
- CHEVALIER, Jean e GHEERBRANT, Alain. Dicionário de Símbolos. Rio de Janeiro. Ed. José Olympio, 1993.
- COELHO, Teixeira. Uma Outra Cena. São Paulo, Pólis, 1983.
- COHEN, Renato. Work in Progress na Cena Contemporânea. São Paulo, Editora Perspectiva, 1998.
- CRAIG, E. Gordon. Da Arte do Teatro. Lisboa, Ed. Arcádia.
- DELGADO, Maria M. e HERITAGE, Paul. Diálogos no Palco. Rio de Janeiro, Ed. Francisco Alves, 1999.
- DERRIDA, Jacques. A Escritura e a Diferença. São Paulo, Ed. Perspectiva, 1995.
- DURAND, Gilbert. A Imaginação Simbólica. Lisboa, Edições 70, 1993.
- ELIADE, Mircea. O Mito do Eterno Retorno. Lisboa, Edições 70, 1969.
- O Sagrado e o Profano. Lisboa, Ed. “Livros do Brasil”, 1956.
- Tratado da História das Religiões. Lisboa, Ed. Cosmo, s.d.
- ESLLIN, Martin. Artaud. São Paulo, Editora Cultrix,1978.
- FELÍCIO, Vera Lúcia. A Procura da Lucidez em Artaud. São Paulo, Ed. Perspectiva S. A .,1996.
- FERRACINI, Renato. A Arte de Interpretar como Poesia Corpórea do Ator. Campinas-São Paulo, Ed. da Unicamp, Imprensa Oficial do Estado S.A., 2001.
- GREINER, Christine. Butô – Pensamento em Evolução. São Paulo, Escrituras Ed. LTDA, 1998.
- GROTOWSKI, Jerzy. Em Busca de um Teatro Pobre. Rio de Janeiro, Ed. Civ. Brasileira S.A, 1987.
- GROTOWSKI, Jersy. Máscaras : Caderno Iberoamericano de Reflexion sobre Escenologia, Ano 3 n( 11-12, México, 1993.
- GUINSBURG,J. Stanislavski e o Teatro de Arte de Moscou. São Paulo, Ed. Perspectiva S. A ., 1985.
- HERRIGEL, Eugen. A Arte Cavalheiresca do Arqueiro Zen. São Paulo, Editora Pensamento,1975.
- INNES, Christopher. El Teatro Sagrado – El Ritual y la Vanguardia. México, Fundo de Cultura Economica S. A .,1992.
- JAEGER, W. Paidéia. São Paulo, Martins Fontes, 1995.
- JIMENEZ, Sérgio. El Evangelio de Stanislavsli. México, Grupo Editorial Gaceta S. A .,1990.
- JUNG, Carl Gustav. O Homem e seus Símbolos. São Paulo, Ed. da Unicamp, digo, Ed. Nova Fronteira.
- KANTOR, Tadeusz. El Teatro de La Morte. Buenos Aires, Ediciones de La Flor, 1984.
- MARINIS, Marco de. Compreender el Teatro. Argentina, Editorial Galerna,1997.
- MEICHES, Mauro e FERNANDES, Sílvia. Sobre o Trabalho do Ator. São Paulo, Editora Perspectiva, 1999.
- MICHELI, Mario de. As Vanguardas Artísticas. São Paulo, Editora Martins Fontes, 1991.
- MILARÉ, Sebastião. Antunes Filho e a Dimensão Utópica. São Paulo, Editora Perspectiva, 1994.
- MERLEAU-PONTY, Maurice. Fenomenologia da Percepção. São Paulo, Martins Fontes,1996.
- MEYERHOLD, Vsevolod. O Teatro de Meyerhold. Rio de Janeiro, Ed. Civilização Brasileira, 1969.
- NIETZSCHE, Friedrich. O Nascimento da Tragédia ou Helenismo e Pessimismo. São Paulo, Companhia das Letras, 1998.
- OIDA, Yoshi. Um Ator Errante. São Paulo, Beca-Produções Culturais LTDA, 1999.
- PAVIS, Patrice. Dicionário do Teatro. São Paulo, Ed. Perspectiva S. A ., 1999.
- PHILIPPE , Sollers. Artaud. Valencia. Artes Gráficas Soler S. A . , 1977.
- PRONKO, Leonardo C. Teatro Leste & Oeste. São Paulo, Ed. Perspectiva, 1986.
- RICHTER, Hans. Dadá: Arte e Antiarte. São Paulo, Editora Martins Fontes,1993.
- ROUBINE, Jean-Jacques. A Arte do Ator. Rio de Janeiro, Jorge Zahar Editor,1987.
- ROUBINE, Jean-Jacques. A Linguagem da Encenação Teatral. Rio de Janeiro, Jorge Zahar Editora, 1998.
- STANISLAVSKI, Constantin. A Construção da Personagem. Rio de Janeiro, Ed. Civilização Brasileira S. A ., 1986.
- A Criação de um Papel. Rio de Janeiro, Ed. Civilização Brasileira S. A .,1984.
- A Preparação do Ator. Rio de Janeiro, Ed. Civilização Brasileira S. A ., 1986.
- TARKOVSKI, Andrei. Esculpir o Tempo. São Paulo, Editora Martins Fontes, 1990.
- VERNAN, Jean-Pierre. Mito y Pensamiento en la Grécia Antiga. Barcelona, Editorial Ariel S. A .,1985.
- VIRMAUX, Alain. Artaud e o Teatro. São Paulo, Ed. Perspectiva, 1990.
- WILLER, Cláudio. Escritos de Antonin Artaud. Porto Alegre, L & PM Editores, 1986.
- KANTOR, Tadeusz. El Teatro de La Morte. Buenos Aires, Ediciones de La Flor, 1984.
- CRAIG, E. Gordon. Da Arte do Teatro. Lisboa, Ed. Arcádia.
- MICHELI, Mario de. As Vanguardas Artísticas. São Paulo, Editora Martins Fontes, 1991.
- RICHTER, Hans. Dadá: Arte e Antiarte. São Paulo, Editora Martins Fontes,1993.
- ARTAUD, Antonin. Linguagem e Vida. Ed. Perspectiva, São Paulo, 1995.
- ARTAUD, Antonin. O Teatro e seu Duplo. São Paulo, Ed. Max Limonad, 1987.
- VIRMAUX, Alain. Artaud e o Teatro. São Paulo, Ed. Perspectiva, 1990.