Arte na Fonte reúne artistas da dramaturgia em exposição beneficente em favor do Retiro dos Artistas
Na edição de Natal, a plataforma Arte na Fonte reúne mais de 20 artistas da dramaturgia brasileira em uma exposição beneficente inédita para ajudar o Retiro dos Artistas. Em parceria com a produtora Ponte Cultural, o evento contará com diferentes obras plásticas de nomes como Vera Fischer, Emílio Dantas, Alanis Guillen, Bárbara Paz, Allan Souza Lima, Louise D’tuani e outros.
Os objetos artísticos, que variam entre telas, cerâmicas e fotografias, serão vendidos através do Instagram oficial da Arte na Fonte (@aartenafonte), com os lances sendo feitos pelos comentários de cada publicação, sem nenhum valor mínimo.
“É um presente dos artistas para o público; uma chance única de adquirir uma obra de arte de um grande artista em uma venda superacessível e ainda ajudar um projeto social importantíssimo, como o Retiro dos Artistas”, afirma Márcio Regaleira, artista e um dos fundadores da Arte na Fonte.
Nesta edição, o leilão inicia durante a Vernissage no Shopping Vogue Square no dia 25 de novembro às 17 horas, e finaliza nos dias 12 e 13 de dezembro às 19h, com a transmissão ao vivo do encerramento. A exposição, entretanto, se prolonga até o dia 17.
Além dos atores confirmados, o evento contará com a obra do artista plástico Aloysio Zualar, de 87 anos, residente do Retiro dos Artistas. “Foi emocionante visitar o Retiro, lugar incrível que guarda viva a história da cultura brasileira. Uma honra para nós termos o Aloysio participando desta exposição. Estamos felizes de conectar a Arte na Fonte com o Vogue Square”, afirma Marco André Tosatth Schwarzstein, fundador da Ponte Cultural.
“[Esse projeto] é a chance de retribuir, agradecer; de mostrar o que fizemos com o que recebemos desses e de tantos outros artistas. Dessa vez, é arte PRA fonte”, ressalta Emílio Dantas, ator e pintor que participará pela 3ª vez da Arte na Fonte.
A edição conta com o apoio da Amstel, Vogue Square e do próprio Retiro dos Artistas, que abriga 50 pessoas atualmente. Ao todo, mais de 6 mil já passaram pelo local. A plataforma virtual Arte na Fonte, durante seus seis anos, recebeu mais de 330 artistas nacionais e internacionais. Na pandemia, foi possível arrecadar mais de 330 mil em doação para projetos e ações sociais.
“O fato de ser uma venda virtual pelo Instagram possibilita que pessoas de todo país, inclusive do mundo tenham acesso, já enviamos obras para Portugal e Estados Unidos, é comum colecionadores brasileiros que moram fora participarem, pois sabem que é uma oportunidade única e se solidarizam com a ajuda a projetos sociais”, exalta Rafael Carvalho, sócio da Arte na Fonte.
SERVIÇO:
Arte na Fonte – em favor do Retiro dos Artistas
Exposição | 25/11 até 17/12 | Segunda a sábado | 10h às 20h
Local: Espaço Cultural Vogue Square
Av. das Américas, 8585 – Barra da Tijuca, Rio de Janeiro.
Visite: instagram.com/aartenafonte
Sobre Arte na Fonte
Arte na Fonte é uma plataforma que integra artistas, público e projetos sociais, promovendo o acesso à arte de forma fácil e democrática. Conectamos artistas a compradores e colecionadores, incentivando à cultura e ajudando projetos e ações sociais necessários em todo o país.
Criada em 2017, pelos artistas Rafael Meggetto e Marcio Regaleira, Arte na Fonte
se tornou um grande movimento de artistas independentes de todo Brasil e mundo, em favor do acesso à arte e da propagação do amor. Pela plataforma Arte na Fonte, já passaram mais de 320 artistas engajados, mais de 550 obras de arte e mais de 330 mil reais doados para projetos e ações sociais.
A fórmula é muito simples: uma venda sem lance inicial! Toda obra de arte que entra para a plataforma do Arte na Fonte não possui lance inicial. Ou seja, qualquer lance está valendo! Assim, é possível permitir que mais pessoas tenham acesso à arte, cultura e ao colecionismo. A Arte na Fonte é “um presente dos artistas para o público”, uma chance única de conquistar uma obra original de um grande artista e ainda ajudar um projeto social.
Sobre Ponte Cultural
Criada por Marco André Schwarzstein, fundador da antiga Galeria Homegrown, em Ipanema, e sócio do Arte Core, a Ponte Cultural surgiu em 2018 com foco em projetos especiais, realizando curadoria e agenciamento artístico, planejamento de projeto e produção cultural.
Durante esses anos, já trabalhou em parceria com mais de 100 artistas e personagens da cultura urbana brasileira, apresentando novas ideias para a criação de produtos, serviços e maneiras de se comunicar, além de estabelecer uma ponte importante entre o mercado e a arte urbana contemporânea. A Ponte Cultural já desenvolveu projetos para grandes empresas, festivais e campeonatos esportivos. Entre os principais clientes, estão a rede hoteleira internacional Selina, com curadoria visual de seis unidades pelo Brasil; a multinacional IDB (Iniciativas e Desenvolvimento Imobiliário do Brasil); BR MALLS; Shopping Riosul; Vans Brasil e a Corner Shop Brasil, aplicativo premium de compras em supermercados e entregas em domicílio.