O 25ºSeminário do Cinema Brasileiro, novamente em formato presencial, volta a ser um dos ambientes mais intensos de debates e discussões sobre o cinema no país. Serão mais de 150 profissionais, entre críticos, realizadores, produtores, atores, acadêmicos, pesquisadores e jornalistas, no centro de 51 Debates, Rodas de Conversa e encontros, entre eles a série Encontros com os Filmes e os bate-papos após as sessões do Cine-Praça.
As ruas tricentenárias de Tiradentes serão embaladas por cores, música, artes cênicas, sons e imagens durante a 25ªMostra de Cinema de Tiradentes, que, nesta edição, adaptou sua programação para não gerar aglomeração de pessoas. O público vai poder assistir a três performances audiovisuais, conferir três exposições temáticas, participar de sete lançamentos de livros, três teatros de rua, cinco intervenções artísticas, fazendo a conexão do cinema com as outras artes, expressões artísticas da cultura brasileira.
Cinema em Transição
É fato que a atividade cinematográfica – entre recuos e novos arranjos – passa por mudanças intensas. Nos últimos anos em virtude do contexto político e das mudanças de paradigma da indústria e do mercado, os produtos de televisão e de plataformas de streaming ganharam uma centralidade inédita. Por outro lado, a produção independente que contou com parcos recursos do Estado ou que se fez sem auxílio de editais, pode indicar um outro modo de criar, trabalhar e fazer circular obras audiovisuais.
O cinema atravessa uma transição complexa em três dimensões: econômica, técnica e estética. É na relação mutável dessa trinca que a atividade profissional e a própria cultura tradicional do cinema se reconfiguram, desenhando um novo cenário para os próximos anos. A temática CINEMA EM TRANSIÇÃO investiga o que se afigura no presente de futuros possíveis no cinema brasileiro.
Mostra de Cinema em Tiradentes
De 27 de abril a 1 de maio
Programação gratuita
Para maiores informações, acesse os site: mostratiradentes.com.br/
Leave a Reply