Arquivos
Lançamento: A Rede da Memória
A professora
Glória Amorim lê um dos microcontos do livro “A rede da memória” de
Lino de Albergaria
durante o lançamento ocorrido na
Livraria da Rua no dia 20 de novembro de 2021, em Belo Horizonte/MG.
Lançamento: A vida como ela era
Cronista
Lino de Albergaria dialoga com o leitor em 'A vida como ela era' onde usa as redes sociais para dividir suas histórias sobre a pandemia com o público, que foi convidado a criar a capa do novo livro.
Leia a matéria publicada no Estado de Minas no dia 16 de maio sobre "A vida como ela era", assinado por Acácia Rios.
FLIR: Festival Livro na Rua
Lino estará participando do festival na Mesa de debate: "Livros curiosos, ridículos e singulares."
"O homem delicado" é o quinto romance da carreira de Lino de Albergaria
[CONTINUE LENDO]
"O homem delicado"
Lançamento de "O homem delicado", dia 29 de junho de 2019, na Livraria Quixote, Belo Horizonte/MG.
Novo romance do escritor mineiro Lino de Albergaria faz retrospectiva bibliográfica em retalhos, como um caleidoscópio de reminiscências banhado em prosa romântica e lírica.
[CONTINUE LENDO]
Lançamento do Livro "O HOMEM DELICADO"
Sábado, 29 de junho de 2019 de 11:00 a 14:00
Livraria Quixote - Rua Fernandes Tourinho, 274 - Savassi, BH/MG
Como a personagem Isabel bem denomina,
O homem delicado é uma "narrativa volátil", balém de constituída em pares. Com essa natureza, fica o convite ao leitor para recriá-la, compondo com Lauro otros pares, novos relatos.
Luiz Morando
Colégio Imaculado Coração de Maria
No dia 22 de maio de 2019, encontro com leitores do quarto ("Adote um amigo") e quinto ano ("Bem-vindos à Casa da Neblina") do Colégio Imaculado Coração de Maria, no Rio de Janeiro.
O ENIGMA DA CHUVA E A DANÇA DISSONANTE DOS EX
Resenha feita para o Suplemento Literário (janeiro-fevereiro de 2019)
"A RESPOSTA"
Lino de Albergaria publica seu texto "A Resposta", no site InComunidade
A RESPOSTA
Por Lino de Albergaria - dezembro 2018
O texto aqui publicado, “A resposta”, de Lino de Albergaria, vem em continuidade à primeira parte, publicada em InComunidade, edição 51. O link para a primeira parte está indicado aqui (
site InComunidade: "A Carta" )
Na hora do almoço, Ana foi ao correio. Retirou da bolsa a carta que estava ali há uns quatro dias. Nunca tinha tido a certeza se queria mesmo mandá-la. No entanto, estava acabando de pagar pelo selo. Achou bonita a estampa, que não tinha escolhido. Deram-lhe aquele pássaro, que nem reconhecia. Sem óculos, não podia identificar o nome escrito ao lado do desenho, em tipo tão pequeno. Pensou em um pombo-correio, mesmo sabendo que a imagem não era a de um pombo. Colocou o envelope na abertura da parede que já separava a correspondência para outros estados. Ganhando a rua, caminhou entre a multidão da Afonso Pena. Do outro lado da pista, o Parque Municipal. Lembrou-se do parque da Avenida Paulista. Um painel anunciava uma exposição no Palácio das Artes. Sem refletir, atravessou a rua. Olhou a montanha, no final da avenida, que lhe lembrou em que cidade estava. Sabia que ia voltar atrasada ao trabalho, mas mesmo assim demorou-se bastante na exposição. Não eram pinturas excepcionais, mas poder caminhar entre aqueles quadros lhe trazia um agradável conforto.
Amaro Gaetano voltou à editora com o sono que costumava sentir depois do almoço. Ainda não tinham levado sua garrafa de café, auxílio indispensável para fugir àquela modorra. Amontoavam-se à sua mesa provas e originais dos paradidáticos de ciências, há alguns meses sua nova atribuição. Meio inusitado para um professor de geografia que não gostava da sala de aula e a princípio curtia mapas, de todos os tipos. Mas ali não faziam atlas nem enciclopédias, e começou como assistente dos didáticos de geografia. Até que apareceu a oportunidade dos paradidáticos, com uma gama mais ampla de assuntos e uma liberdade de criação maior do que os rígidos manuais escolares. Não entendia muito de plantas ou animais, confundia-se com a classificação das espécies, mas tinha aprendido a acompanhar a feitura dos livros. Admirava as ilustrações, fotos ou desenhos que procuravam imitar a natureza. E achou interessante se aventurar por outra área.
Distraiu-se, olhando a ilustração de uma galáxia em formação, sua favorita, que tinha pessoalmente colado na parede diante do móvel onde colocava a garrafa de café, na verdade uma antiga mesinha de telefone. Se ainda fumasse, um cigarro ajudaria naquele momento. Repetindo um gesto antigo, seus dedos tatearam o bolso do casaco à procura do maço. E encontraram o papel dobrado.
Continue lendo: "A Resposta"
"QUEM TEM MEDO DA IMAGINAÇÃO?"
Lino de Albergaria publica seu texto "Quem tem medo da imaginação?", no site Coletivo Leitor
Quem tem medo da imaginação?
Por Lino de Albergaria - 27 de fevereiro de 2019
Quando Tolkien escreveu
O Hobbit e depois
O Senhor dos Anéis, o mundo ressentia o impacto dos conflitos generalizados e aniquiladores que abalaram o século XX. O próprio autor foi combatente na Primeira Guerra Mundial. Muitos acreditaram que a criação de um cenário ficcional complexo e impressionante, mas tão alheio à realidade imediata dos leitores,
seria uma compensação às dificuldades de uma época angustiante, de perdas humanas irreparáveis e da insegurança diante do futuro.
Hoje acompanhamos ao vivo e nos preocupamos com guerras localizadas em diversos países. Atentados terroristas frequentes, organizações criminosas agindo nas periferias urbanas. Desastres naturais ou provocados pela irresponsabilidade, além de uma agressividade coletiva advinda de antagonismos ideológicos e políticos.
Nossos dias, quase tão aflitivos como no século passado, ainda ecoam a atenção pelos personagens de Tolkien ou de J.K. Rowling, com Harry Potter, e novos títulos fantásticos.
A fantasia segue atraindo leitores aos milhões, ávidos por aventuras que se instalam em surpreendentes e sedutores espaços imaginários.
Seria uma mera necessidade de
escapar das permanentes tensões e frustrações da vida contemporânea? Ou este compreensível desejo de alívio das preocupações diárias encerra outras razões, não tão explícitas?
Continue lendo: "Quem tem medo da imaginação?"
Visitando escolas
Lino de Albergaria esteve no dia 25 de outubro de 2018 na
Escola Faria Brito (Mesquita, Rio de Janeiro) para um debate sobre o Livro
"Lia e o sétimo ano", publicação da Ed. Saraiva/Somos Educação.
PNLB
O livro "Bem-vindos à Casa da Neblina" foi selecionado para integrar o PNLB Literário 2018.
Visitando escolas
Lino visitou o Colégio Equipe, da cidade de Juiz de Fora, nos dias 11 e 12 de setembro de 2018, para conversa com os alunos do quinto, sexto e sétimo ano, leitores de vários de seus livros.
Lino de Albergaria: da editoração à escrita literária
Aos 68 anos, Lino de Albergaria já foi premiado pela Fundação Nacional de Literatura Infantil e Juvenil e foi finalista do Prêmio Jabuti de 2006 (foto: Mariana Prates).
Escritor, editor e tradutor belo-horizontino já publicou mais de oitenta obras em quatro idiomas, consolidando mais de trinta anos de carreira.
Por: Fabiana Thalia, Giulliana Santos, Helena Rodrigues e Mariana Prates
O escritor Lino de Albergaria (68) mora em um apartamento elegante, em um bairro tradicional de Belo Horizonte. Sua casa é decorada com paredes coloridas, quadros abstratos e enfeites que parecem ter vindo de lugares longínquos, revelando às visitas os ares viajantes do escritor. Na verdade, sua sala impecavelmente decorada nos parece uma prévia de sua personalidade e um retrato do que conhecemos de sua escrita: criativas, poéticas e acolhedoras.
Curiosamente, tornar-se escritor não era um sonho de infância. Nascido em uma família de juristas, ele nos conta que a escrita chegou em sua vida com o passar do tempo. Durante a juventude, cursou Letras na Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e Publicidade e Propaganda na Pontifícia Universidade Católica (PUC-MG).
Em seu percurso acadêmico, Lino descobriu a vontade de trabalhar com editoração e, pela ausência de cursos relacionados à área no Brasil, foi para a França fazer mestrado e estagiou em editoras de livros infantis. Foi dessa forma que entrou em contato com os processos de publicação e até escreveu sobre a história da “Dona Baratinha” para uma revista francesa de folclore?—?embora não saiba, até hoje, se o conto chegou a ser publicado.
Continue lendo: Lino de Albergaria: da editoração à escrita literária
Comunicação da UFMG
As alunas do curso de Comunicação da UFMG, Fabiana Thalia, Mariana Prates e Helena Rodrigues entrevistaram Lino de Albergaria no dia 28 de maio de 2018.
Top 20 Literatura
Como foi no ano passado (2017), "Miguel e o sexto ano" continua o livro de literatura juvenil mais vendido do selo Saraiva (Somos Educação), liderando o top 20.
Escola Catete e Escola Tijuca
Lino esteve no dia 26 de abril de 2018 no Colégio Pinheiro Guimarães (Unidade Catete) (primeira foto) no Rio de Janeiro, debatendo sobre seus livros.
E no dia seguinte, dia 27 de abril de 2018, no Colégio Pinheiro Guimarães (Unidade Tijuca) (segunda foto) no Rio de Janeiro, também debatendo sobre seus livros.
Visitando escolas
Visita ao SESI Emília Massanti (Belo Horizonte) no dia 10 de outubro de 2017 para conversa sobre literatura e livros com os alunos do quarto, quinto, sexto e sétimo anos.
Escola Nossa Senhora Aparecida
Lino esteve na Escola Nossa Senhora Aparecida em Contagem (MG) para um encontro sobre literatura com alunos, professores e bibliotecários no dia 25 de setembro de 2017.
Artigo
Artigo "Shakespeare e os jovens leitores" publicado na revista Presença Pedagógica, vol. 23, nº 133.
Resenha
Resenha publicada no Suplemento Literário de Minas Gerais (maio/junho 2017) sobre o livro de contos de Antonio Carlos Viana "Um jeito de matar lagartas".
Visitando escolas
Palestra no Externato Albert Sabin em São Gonçalo (Rio de janeiro) no dia 21 de junho de 2017.
TOP 50 LITERATURA
"Miguel e o sexto ano" obteve o primeiro lugar entre os 50 livros juvenis da Editora Saraiva mais adotados pelas escolas do Brasil.
Visitando escolas
Em abril de 2017, Lino esteve debatendo literatura com os alunos do Centro Educacional Linus Pauling (Serra, Espírito Santo) e Colégio Santa Doroteia (Belo Horizonte).
Visitando escolas
Em novembro de 2016 Lino de Albergaria conversou sobre seus livros no Instituto Manoel Pinheiro, Chromos Pampulha e Regina Pacis, todos em Belo Horizonte.
Revista Presença Pedagógica
Leia a resenha publicada na Revista Presença Pedagógica de março/abril 2016, feita por Angela Leite de Souza sobre quatro títulos de Lino de Albergaria.
Visitando escolas
Palestras no Colégio CEMAR (Contagem) no dia 5 de abril; Colégio Caetano (Sete Lagoas), no dia 7 de abril; Colégio Franciscano Coração de Maria (Belo horizonte), no dia 18 de abril e Educandário Estrelas do Amanhã (Belo Horizonte) no dia 26 de abril.
Dia Internacional da Literatura Infantil
Participação no dia 2 de abril de 2016 em mesa redonda sobre o
Dia Internacional da Literatura Infantil na
Rádio Inconfidência.
Endereço eletrônico da gravação:
ht.ly/10kC7M (está também no facebook "Lino de Albergaria").
Leia o texto colaborativo para a Folha de São Paulo
Leia o texto que Lino de Albergaria escreveu como colaboração para a imprensa Folha de São Paulo.
Visita ao Colégio Sâo Paulo, BH
Lino de Albergaria participou no dia 8 de setembro de 2015 de debate com os alunos do sexto ano do Colégio São Paulo, de Belo Horizonte, sobre o livro "Miguel e o sexto ano", a convite da professora Maria de Lourdes Barbosa Lima.
Programa ABZ do Ziraldo
Lino de Albergaria participou do Programa ABZ do Ziraldo, na TV Brasil, no dia 6 de setembro de 2015.
Escola Olympio Pereira Conceição
No dia 28 de agosto de 2015, Lino de Albergaria esteve na cidade de
Santa Cruz da Esperança, no estado de São Paulo, para falar com os alunos e participar da reinauguração da biblioteca da
Escola Olympio Pereira Conceição, com a presença do prefeito
Dimar de Brito.
Dia do lançamento "Os 31 dias" e "Um bailarino holandês"
Os romances
"Os 31 dias" e
"Um bailarino holandês", de Lino de Albergaria, foram lançados na manhã do dia 22 de agosto de 2015 na Livraria Scriptum, em Belo Horizonte.
Crédito das fotos: Thiago Urbhan
Convite de lançamento
No dia
22 de agosto de 2015, na
Livraria Scriptum (Rua Fernandes Tourinho,99 - Savassi, Belo Horizonte/MG), Lino de Albergaria lançou os romances
"Os 31 dias" e
"Um bailarino holandês" como parte das comemorações de seus 30 anos de literatura.
Escute a entrevista que Lino de Albergaria concedeu à Rádio MEc do Rio de janeiro, no programa Arte Clube no dia 6 de agosto de 2015.:
O escritor mineiro Lino de Albergaria conversou com o Arte Clube sobre as comemorações de seus 30 anos de literatura.
OUÇA A GRAVAÇÃO que Lino de Albergaria concedeu ao programa Universo Literário, realizada pela TV UFMG Educativa em agosto de 2015.
Mesa-redonda no Colégio Bernoulli
Lino participou no dia 25 de abril do encerramento da Semana do Livro e da Leitura do Colégio Bernoulli, Belo Horizonte, na companhia do escritor Jorge Fernando dos Santos, dos alunos e alunas do ensino médio e dos professores Fernando e Marcelo.
Bienal Literária
Lino, comemorando seus 30 anos de literatura, esteve na cidade de Ubá, Minas Gerais, participando da Bienal Literária do Colégio Sagrado Coração de Maria, no dia 17 de abril. Levado pela Editora Saraiva falou sobre sua obra com os alunos do sexto ao nono ano.
Lino no Instituto Maria Montessori
No dia 8 de abril de 2015, Lino de Albergaria esteve em Contagem, Minas Gerais, no Instituto Maria Montessori, quando foi entrevistado pelos alunos do sexto e oitavo anos, leitores de seus títulos publicados pela Editora Saraiva.
Lino de Albergaria - 30 anos de Literatura
Trinta anos de literatura levam a pensar como um leitor se tornou autor e também como os dois (o que lê e o que escreve) continuam existindo. Nessas três décadas, Lino de Albergaria publicou mais de 80 livros, uns poucos para o público adulto, a maioria para o público juvenil.
Para que Lino de Albergaria publicasse suas primeiras histórias, aos 35 anos, houve uma longa preparação. Antes foi ouvinte de narrativas intrigantes lidas pela professora no final da aula ou dos discos de contos antigos comprados pelo pai, logo se deixando fascinar pelo oriente e a caverna de tesouros de Ali Babá, acessível pela senha mágica das palavras certas.
Continue lendo: Lino de Albergaria - 30 anos de Literatura
Bienal do Livro de BH, Expominas
No dia 23 de novembro de 2014, no estande da
Livraria Leitura Savassi,
Lino de Albergaria participou da
Bienal do Livro de Minas Gerais. Os fãs do escritor foram brindados com o lançamento de dois novos títulos pela Editora Atual:
Bem-vindos à Casa da Neblina e
Na Serra das Lianas. Confiram as fotos do evento!
Graças ao trabalho da Leitura Savassi, os leitores puderam também receber autógrafos em obras recentes e mais antigas de Lino de Albergaria, como Adote um amigo (Formato, 2012), A família invisível (Saraiva, 2005), De Paris, com amor (Saraiva, 2012), Caderno de segredos (Saraiva, 1997), Adeus, escola! (Saraiva, 1999), O menino e o mar (Saraiva, 2005), Márika e o oitavo ano, (Saraiva, 2009), além de seus títulos adultos Em nome do filho e A estação das chuvas (Editora Scriptum, 2012).
A todos os que prestigiaram o evento e possibilitaram sua realização, o escritor Lino de Albergaria agradece, lembrando que, em 2015, na comemoração dos seus trinta anos de escritor, muitas surpresas deverão acontecer.
Bem-vindos à Casa da Neblina, Atual, 2014
Leia sinopse:
Bem-vindos à Casa da Neblina
Na Serra das Lianas, Atual, 2014
Leia sinopse:
Na Serra das Lianas
Evento: IV Bienal do Livro de Minas Gerais 2014
Local: Expominas | Avenida Amazonas, 6.030 - Bairro Gameleira | Belo Horizonte, MG
Data: 23/11, domingo, às 10h00
Localização do Estande: Leitura Savassi (C09/D08)
Informações: (31) 2535-5257 /
www.bienaldolivrominas.com.br
LANÇAMENTO: “O LIVRO DE MARIETTA”
Foi lançado no dia 9 de agosto de 2014, na Livraria Mineiriana, a obra de Lino de Albergaria, ilustrada por Fernanda Lhama, “O livro de Marietta”, um livro que reúne aventura e fantasia, destinado, a princípio, ao público pré-adolescente. Autor e ilustradora autografaram juntos.
Palestras
Palestras realizadas no sul do país, nas escolas das cidades de Criciúma, Tubarão, Urussanga e Içara em Santa Catarina, em 2012.
Clique nas fotos para ampliar
Escola Municipal Lydio de Brida
Colégio Cristo Rei
Colégio Santíssimo Sacramento
Escola Estadual Henrique Fontes
Escola Estadual Lapagesse
SATC (Associação Beneficente da Indústria Carbonífera de Santa Catarina - Criciúma/Santa Catarina - Brasil)
Lançamento dos livros "Em nome do filho" e "A estação das chuvas"
Lino de Albergaria lançou, no dia 20 de outubro de 2012, pela Editora Scriptum (Rua Fernandes Tourinho, 99 – Savassi – Belo Horizonte/MG), novas edições dos romances “Em nome do filho” e “A estação das chuvas”.
Clique nas fotos para ampliar
Dia do Livro Infantil
Em abril de 2011, no mês em que se comemora o
Dia do Livro Infantil, Lino esteve em duas escolas. Em Ponte Nova, falou na tradicional
Escola Auxiliadora para alunos das professoras Marina e Glauciane, do sexto ao nono ano. Em Belo Horizonte, foi recebido pelos alunos de Ana Luísa Libânio Dantas, do sexto ano da
Escola da Serra.
Lançamentos
Duas novas adaptações de grandes obras da literatura mundial, feitas por Lino de Albergaria, foram publicas pela Editora Paulus (novembro de 2010) na coleção “Encontro com os clássicos”.
Sâo elas:
A divina comédia, de
Dante Alighieri, e
O fidalgo Dom Quixote de la Mancha, de
Miguel de Cervantes.
O primeiro lançamento
A notícia do jornal Estado de Minas, publicada em 1985, fala do lançamento dos primeiros livros de Lino de Albergaria, em conjunto com outros autores e ilustradores, promovido pela
Livraria Ex-Libris, que existia então na Avenida Getúlio Vargas, em Belo Horizonte.
Para ampliar a imagem, clique aqui
.
Lino esteve presente na Bienal do Livro de Belo Horizonte, em maio de 2010, com destaque para as sessões de autógrafos em companhia de Ângela Leite de Souza, sua parceira no livro “sinos_e_queijos.com” no estande da Editora Dimensão.
Lino participou da 4ª Feira do Livro da cidade gaúcha de Estrela, em maio de 2010, promovida pela Secretaria Municipal de Educação, quando debateu sobre seus livros com alunos de oito escolas, do sexto ao nono ano do ensino fundamental, levado pela filial da Editora Saraiva.
Lino de Albergaria e Angela Leite de Souza lançaram, no dia 17 de abril de 2010, em Belo Horizonte, a obra que escreveram a quatro mãos: “sinos_e_queijos.com”, para a Editora Dimensão, na qual dois adolescentes de duas cidades históricas (São João del Rei e Tiradentes) vivem uma amizade virtual. No texto, a linguagem contemporânea convive com o pano de fundo de lugares tradicionais, com o título colocando em evidência os dois patrimônios imateriais da cultura de Minas – o dobre dos sinos de São João e o queijo do Serro. A ilustradora Maria José Boaventura, que vive em Tiradentes, também esteve presente, participando da sessão de autógrafos.
Participação do Lino de Albergaria no 8º Salão do Livro - Encontro de Literatura,
onde ocorreu um bate-papo e encontro com seus leitores.
25 anos de literatura
Em junho de 2010 Lino de Albergaria completa 25 anos de atividades literárias. Seus primeiros livros foram lançados no Brasil no ano de 1985, pela Editora FTD: "Cinco anos sem chover", "Naá", "Eurico ri à toa" e "Túlio e a chuva".
Com o título "A alquimia do 'adultescer': a literatura para juventude como rito de passagem", o professor e escritor Sérsi Bardari defendeu na USP tese de doutorado que compara o livro de Lino de Albergaria "O relógio do mundo" (publicado pela Atual Editora) com a obra "João sem medo" do autor português José Gomes Ferreira. Nas fotos, a banca coordenada pela professora Lúcia Góes e a professora Nelly Novaes Coelho com Lino de Albergaria.