Trajetória de Paola Rettore
- Dirige a Vagabundagem Dance - Uncompany.
- Cria em 1988 o De Pernas Pro Ar, oficina de composição artística e núcleo pedagógico em dança.
- Dirige a obra poética, dança, poesia, vídeo “Pequenas Navegações”, no qual lança cartas de amor em garrafas ao mar desde 2004. Diretora e autora e do livro e Dvd “Pequenas Navegações – Cartas de Amor”.
- Dirige o projeto Desmemórias – Rastros da Dança.
- Especialista em Arte e Contemporaneidade pela Escola Guignard, UEMG em 2004.
- Leciona no curso profissionalizante do CEFAR - Palácio das Artes, FCS e no curso de Extensão em Pedagogia do Movimento, Escola de Belas Artes, UFMG.
- Coordenação de Criação do Arte Transversal / Contradança.
- Mestranda da Faculdade de Belas Artes – Artes Cênicas – UFMG.
- Assina trabalhos coreográficos na Cia Nacional de Danza del Ecuador, Ballet de Cámera Ecuatoriano e Frente de Danza Independiente (Equador), no Brasil: Grupo Circus Pocus, Grupo Galpão de Teatro, Cia Estupefato, Grupo Nós, Cia de Dança do Palácio das Artes (Brasil).
- Seus trabalhos coreográficos e performances foram apresentados em diversos países como: Brasil, Portugal, Canadá, Argentina, Colômbia, Equador, Cuba, República Dominicana, Panamá, República Checa, entres outros.
- Recebeu prêmios como coreógrafa pela Universidade Central del Ecuador/ 2000 e 2001, 2002 e assina como coreógrafa espetáculos que receberam prêmios, como Rua da Amargura, com o Grupo Galpão/ 1995, Triunfo Eucarístico com a Cia de Dança do Palácio das Artes/1986.
- Escreveu e publicou, pela Editora Dimensão, o livro “O Anjo da Dança”, o qual recebeu dois prêmios nacionais de literatura infanto-juvenil.
- Formada em Dança Moderna, 1983 pelo Corpo - Escola de Dança e em 1986, em Pedagogia pela UEMG, 1986. Estuda Dramaturgia com Aristides Vargas em 2001 (Grupo Malayerba – Equador), e Estuda Direção para atores para o Cinema em 2005 (EICTV – Cuba).
- Trabalhou como intérprete: Geraes Grupo de Dança (Br), 1º Ato - Cia de Dança (Br); Cia de Dança Palácio das Artes (Br); Cia Dudude Herrmann (Br); Frente de Danza Independiente(Eq); B- 612(Br); La Otra Tierra (Eq); Cia Estupefato(Br); Grupo Circus Pocus (Br). Trabalhou com mais de 20 coreógrafos de várias nacionalidades e em 7 companhias Brasileiras e Equatorianas.
- Coordenou como pedagoga: 1º Ato – Escola de Dança (Brasil); Corpo - Escola de Dança (Brasil); Fundação Clóvis Salgado – CEFAR - (Brasil) e Escuela de Exploradores de la Danza (Equador), Consultora para elaboração do currículo da Faculdade de Dança da Universidad de las Américas (Rep. Dominicana).