Entrevista com a Diretora e Coreógrafa Esther Weitzman
Aliar à criação artística a atividade didática tem sido a chave da carreira da coreógrafa, bailarina e mestra Esther Weitzman – profª da PUC Rio e da UniverCidade. Um caminho que vem sendo construído por meio de uma intensa e profícua dedicação à pesquisa do movimento do corpo humano. Consequentemente, seu trabalho como criadora está intimamente ligado a esta pesquisa, imprimindo em suas obras uma qualidade dramatúrgica em que o vigor do movimento, sua força e inscrição no espaço dialogam com o silêncio, com a pausa, criando uma linguagem em que o peso do corpo estabelece sua própria partitura.
A respeito desse importante momento em sua trajetória de coreógrafa, Esther Weitzman nos concedeu um breve bate-papo.
Quanto tempo leva de preparação para uma estréia de um espetáculo novo, e como nasce esta criação?
Quando temos tempo e tranquilidade de alguma subvenção, gosto de pesquisar e construir em um ano de trabalho. Mas quando estamos com algum convite pré estabelecido e com um orçamento apertado, no mínimo seis meses de pesquisa e construção.
Os bailarinos tem alguma participação nas coreografias?
São sempre intérpretes criadores.
A Cia costuma convidar alguém de fora?
Tenho sempre bailarinos convidados e até agora não tive nenhum coreógrafo convidado. Em breve esse projeto se realizará.
A Esther Weitzman Companhia de Dança possui algum projeto social?
È uma idéia que estamos amadurecendo, mas precisamos de tempo e uma melhor estrutura para poder desenvolver esse projeto.
Contato: (21) 2259-4183 | Rio de Janeiro - RJ - Brasil