Angela Leite de Souza - escritora e ilustradora



space

Angela Leite de Souza nasceu e mora em Belo Horizonte. Viveu, porém, grande parte de sua vida no Rio de Janeiro, onde se formou em Jornalismo pela PUC. De 1969 a 1975 exerceu regularmente a profissão, trabalhando em alguns dos principais jornais e revistas da imprensa brasileira, como VEJA, O GLOBO, JORNAL DO BRASIL (matéria "Um coice no Caleidoscópio" publicada em 29/setembro/2001), entre outros. Faz crítica literária, especialmente de literatura infanto-juvenil, área em que se especializou em 1992, na PUC/MG.

Mãe de três filhos, a carreira literária iniciou-se em 1982 quando, de volta com a família a Belo Horizonte, seu livro de poemas "Amoras com açúcar" foi premiado e publicado pela Imprensa Oficial de Minas Gerais. Os quinze anos de literatura foram comemorados com um outro prêmio - desta vez internacional - e também para um livro de poesia: "Estas muitas Minas", onde a autora canta sua terra, foi o Prêmio Casa de Las Américas de Literatura Brasileira, de Cuba, em 1997, conquistando unânimemente o júri, entre mais de 200 concorrentes de diversos gêneros literários.

Angela é também ilustradora e com "Os elefantes" e "Medo de Escola" participou da Bienal de Ilustração de Bratislava em 1997 e 1999. Uma das técnicas que mais tem empregado em seu trabalho é o bordado e/ou colagem em tecido. Foi assim que ilustrou o livro mais recente, "Meus Rios", um canto de amor à Cidade Maravilhosa que foi um dos vencedores do Prêmio Carioquinha de Literatura Infantil de 1997. Outro desdobramento desse processo são os cartões de Natal exclusivos que Angela tem desenvolvido para algumas empresas, bem como almofadas personalizadas e quadros temáticos, sob encomenda. Além do trabalho de criação, participa de júris de concursos literários, congressos, workshops, projetos culturais, dentro e fora do Brasil.