"Um verso a cada passo, a poesia na Estrada Real"
No dia 29 de setembro de 2011, Angela Leite de Souza autografou na Livraria Mineiriana, em Belo Horizonte, seu livro “Um verso a cada passo, a poesia na Estrada Real”, publicado pela Editora Autêntica. Premiada com o selo “Altamente recomendável” da Fundação Nacional de Literatura Infantil e Juvenil, a obra foi também um dos títulos brasileiros selecionados para participar da 47ª Feira do Livro Infantil de Bolonha, na Itália, e para o Programa Nacional de Biblioteca Escolar, do governo federal. Trata-se de 20 poemas, ilustrados pela autora com a técnica de bordado e colagem, em que é contada a história do famoso percurso, que iria propiciar a interiorização e o povoamento do Brasil nos séculos XVII e XVIII.
Poesia na Estrada Real
por Nilseu Martins
Na última quinta-feira (29/9/11), Angela Leite de Souza recebeu amigos e leitores na Livraria Mineiriana, para autografar seu mais novo livro, “Um verso a cada passo – a poesia na Estrada Real”. É uma viagem de puro encanto pela velha estrada de Minas, num tapete voador que arte e alta poesia podem oferecer, mesmo em tempos escalenos como esses que a gente está vivendo. Verso e prosa inspirados, como tudo que vem da lira da poeta e ilustrações do mais refinado bom gosto transformam a leitura dos textos sobre a Estrada Real numa aventura mágica. A técnica de ilustrar de Angela, a partir das possibilidades do bordado, é impressionante. Isso mesmo. Dêem-lhe agulha e linha e Angela é capaz de compor um campo de girassóis de Van Gogh, uma velha igreja ou um plácido entardecer em Minas. E neste livro ela realmente extrapolou com umas texturas de tecido e linha, rendas, essas coisas, que criou, como muito engenho e sensibilidade, só para alegrar nossos espíritos.
Sobre Um verso a cada passo...
"Acabei de ler e me encantar com a visão poética de lugares e seus pertences tão brasileiros, emocionando-me com todos, e particularmente com tudo que diz respeito às terras de Minas, cuja poesia você sintetiza com esta beleza: "Minas, um grande presépio/ armado em tantas retinas". A plasticidade dos versos e das imagens nos leva a um passeio muito bonito, e vamos sentindo um desejo de voltar aos lugares percorridos para um reencontro, munidos de novo olhar, o olhar de redescobertas que tomamos emprestado de sua poética. A ilustração é de uma poesia à parte, encantadora: o olho da mula e ela toda - que doçura! Os tons, a textura, a delicadeza da colagem, a leveza de tudo contribui para um artesanato de uma mágica riqueza visual.
Parabéns!!! Que o livro possibilite muitos leitores a caminharem poeticamente por estradas da realeza dos seus versos e imagens!"
Vânia Maria Resende
Leia sinopse do livro:
“Um verso a cada passo, a poesia na Estrada Real”.
O livro pode ser adquirido na Livraria Mineiriana, à rua Paraíba, 1419, na Savassi, em BH. (NM)