De 6 a 8 de dezembro, BH recebe a 37ª edição da já tradicional Feira de Cerâmica de Minas Gerais, no Mercado Central. Ao todo, 66 expositores vão mostrar ao público todo o amplo universo dos ceramistas com uma programação 100% gratuita, que comemora os 25 anos da feira.
Em 2024, o evento vai receber artistas de cidades mineiras como Lagoa Santa, Caeté, Nova Lima, Betim, Contagem, Brumadinho, Igarapé, Curvelo, Governador Valadares, Turmalina, Esmeraldas, Pedro Leopoldo, Conselheiro Lafaiete, Divinópolis e Belo Horizonte. Além disso, alguns vindos de Paraty – no Rio de Janeiro; e cidades de São Paulo como Santo André, São Bernardo do Campo, Ubatuba, Americana, Campinas e Cunha.
A curadoria é das ceramistas Cibele Tietzmann e Emmanuela Tolentino. “Ao longo desses 25 anos procuramos nos reinventar em cada edição. Nossa ideia sempre foi apresentar o melhor da cerâmica feita, principalmente em Minas, oferecendo oficinas, aulas e demonstrações. Na pandemia, por exemplo, fizemos duas edições virtuais, criamos o site da Feira e passamos a oferecer aulas para todo o Brasil”, comenta Cibele Tietzmann.
“É um evento muito importante por ser um espaço de encontro e troca de conhecimentos e fazeres entre os artistas ceramistas que participam e os admiradores dessa arte”, completa.
“Hoje somos um evento consolidado! Somos a única feira dedicada exclusivamente à cerâmica artesanal, que acontece há mais de duas décadas na capital mineira, já teve a participação de grandes artistas e hoje é referência nacional”, conta Emmanuela Tolentino.
História ____________________
Em 1999, a artista Erli Fantini se juntou com mais alguns ceramistas, uma turma de alunos e amigos para montar a primeira feira no Mercado Distrital de Santa Tereza. Lá no começo, o evento acontecia duas vezes no ano, em maio e dezembro, sempre com a exposição e venda das peças, além de outros atrativos. A primeira feira contou com a participação de quatro ateliês: Erli Fantini com 29 artistas; Sônia Toledo com 21; Nícia Braga com 16 e Mary Lane Amaral com oito. O evento continuou acontecendo em Santa Teresa até 2006, quando a prefeitura anunciou o fechamento do mercado para reforma.
No ano seguinte a feira migrou para o Mercado distrital do Cruzeiro, onde permaneceu até 2011. Em 2012, foi para a Escola Guignard – UEMG, uma vez que o Mercado também fecharia para reforma – o que acabou não acontecendo. Na Guignard, a feira passou a ser uma grande mostra, com palestras e demonstrações de técnicas.
E foi em 2013 que a Feira de Cerâmica MG se estabeleceu no Mercado Central, onde se mantém até hoje. Em 2020, a pandemia da COVID-19 fez com que o evento acontecesse de forma virtual nos dois anos seguintes, com bate papos ao vivo no Instagram, com convidados da área e culminou com o lançamento do site oficial, uma grande vitrine com fotografias das peças, informações, técnica e contato direto com o ceramista, para venda dos produtos.
A Feira voltou a acontecer presencialmente em 2022, em novo formato com a mostra de peças, demonstrações e palestras, que além de serem presenciais, eram transmitidas ao vivo. No ano seguinte, uma edição especial foi realizada em maio, no Mercadão Internacional de Lagoa Santa. E em dezembro, no Mercado Central de BH a feira aconteceu normalmente com a mostra e venda das cerâmicas, ferramentas e matéria prima, demonstrações e palestras. Agora, em 2024, a Feira entra em sua 37° edição, completando 25 anos.
Sobre as curadoras ____________________
Cibele Tietzmann é formada em Artes Plásticas pela Escola Guignard, Universidade do Estado de Minas Gerais – UEMG e se apaixonou pela cerâmica em 1990. Desde então segue pesquisando, estudando e aprendendo a conhecer suas enormes possibilidades. Em 2013, retornou à Escola Guignard para cursar Licenciatura em Artes, com Habilitação em cerâmica. Trabalhou no Museu do Centro de Arte Popular Cemig – CAP e na Casa Fiat de Cultura. Participa da Feira de Cerâmica desde 2001 e da Curadoria desde 2019. Hoje, dá cursos e aulas de cerâmica em seu ateliê próprio.
Emmanuela Tolentino se formou em Artes Visuais pela Escola Guignard-UEMG e dedicou seu trabalho à arte educação e cerâmica. Trabalhou em museus, estudou a técnica em diferentes cidades e países por onde morou. Nos últimos anos se dedica ao processo do fazer cerâmico e seus ensinamentos, desenvolvendo um trabalho autoral, ministrando cursos, organizando e participando de exposições e feiras. Na Feira de Cerâmica participa desde 2014 e é curadora desde 2019.
Programação_______________________
Na edição de 25 anos, o evento traz demonstrações de modelagem em torno elétrico, pintura e acabamento, modelagem e pintura em baixo esmalte. A programação também incluiu palestras sobre temas como “A cerâmica do Vale do Jequitinhonha”, “a cerâmica na tradição do Chá no Oriente”, “a história do Projeto das Ceramistas Maria Quem Dera”, “Forno Noborigama” – que é a forma mais sofisticada do forno arcaico, a lenha, de Alta Temperatura do Extremo Oriente; além da apresentação de um documentário sobre um Forno a Lenha de Alta Temperatura. A feira também vai apresentar performances com diferentes artistas.
PROGRAMAÇÃO
6 de dezembro, sexta-feira
10h30 – Demonstração de modelagem em torno elétrico com Mestre Rosemir Saramenha
12h – Demonstração de modelagem e lançamento do livro “Manual de Construção da Cabeça Humana” com Fernando Poletti
14h – Performance “Casa de Reza” com Gabriel Pinto
16h – Performance “Envelhecendo a Moça” com Luciano Almeida
17h30 – Documentário “Sasukenei: Dançando com o Fogo”
Dia 7 de dezembro, sábado
10h – Demonstração de Modelagem em Torno Elétrico com Murilo Siqueira
11h30 – Palestra “A Cerâmica do Vale do Jequitinhonha” com Sabrina Gomes
14h – Performance “Casa de Reza” com Gabriel Pinto
15h – Palestra “A Cerâmica na Tradição do Chá no Oriente” com Sebastião Pimenta
16h – Performance “Envelhecendo a Moça” com Luciano Almeida
17h30 – Demonstração de pintura em baixo esmalte com Talita Nolasco
Dia 8 de dezembro, domingo
10h: Palestra “Ceramistas Maria Quem Dera: o que cabe em uma xícara?” com Laila Kierulff
11h – Música com Clóvis Aguiar
12h – Demonstração de modelagem de duas partes em torno elétrico com João Felipe Cursino
13h – Palestra “O Forno Noborigama e Suas Raízes” com Giltaro Jardineiro
SERVIÇO ______________________
37° Feira de Cerâmica de Minas Gerais – 2024
Data e horário:
06 e 07/12 (sexta e sábado): das 9h às 19h
08/12 (domingo): das 9h às 15h
Local: Estacionamento elevado do Mercado Central
Av. Augusto de Lima, 744, Centro, Belo Horizonte/MG
Entrada e toda programação gratuitas
Leave a Reply